• Post author:

Desde sua primeira edição, em 2011, a ArtRio apresenta o programa SOLO – quando galerias selecionam artistas para a apresentação de projetos solo especiais. Em 2021, oito artistas participarão do programa e terão suas obras expostas no espaço que será a Varanda ArtRio, localizada na área externa da Marina da Glória, de 08 e 12 de setembro.

Com projeto do arquiteto Pedro Évora, o “edifício” Varanda ArtRio será totalmente modular, construído com containers, com vista da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar
SOLO

Andrea Rehder Arte Contemporânea
Artista: Alessandra Rehder
Alessandra é fotógrafa e artista viajante, percorre países submetidos à brutalidade dos conflitos sociais. Seu olhar capta a esperança dos despossuídos, sobretudo das crianças submetidas à miséria, ao abandono e à violência.

Nesse Solo, a artista discute questões da arte contemporânea, ao registrar a queima de seus trabalhos. Obras onde a temperatura influi nas escolhas de seus trabalhos. Como no mito egípcio que representa a imortalidade e os ciclos da natureza, a obra queimada renasce com outro formato, como vídeo, como instalação ou, outra vez, como fotografia. As obras selecionadas exibem dois cenários que se contrapõe: o preenchimento da fotografia com sobreposições e o negativo do esvaziamento.

Jackie Shor Projects
Artista: Nathalie Cohen
Nascida no Marrocos, o trabalho artístico de Nathalie Cohen é direcionado a arte cinética. Tendo um jogo ótico que A artista trabalha com a cor para transmitir energia, vida, alegria.

Luciana Caravello Arte Contemporânea
Artista: Alexandre Mazza
Em homenagem à Iemanjá, Alexandre Mazza apresenta uma instalação composta por vídeos e esculturas. Os vídeos, dispostos em grandes formatos de televisão, exploram a visualidade e movimento da espuma do mar, capturados sob o efeito de câmera lenta, aproximando do observador os detalhes da amplitude do oceano, sua força e a energia de Iemanjá.

As esculturas, formadas por caixas luminescentes, revelam a presença das rochas naturais como água marinha e crisocola, compondo uma paisagem que remete à profundidade dos oceanos e mares a partir da ilusão de ótica.

Alexandre Mazza

MT Projetos de Arte
Artista: Rafa Moraes
O solo exibirá a série Registros Gerais, realizada em 2021, com oito obras de dimensão 60 x 70 cm, em acrílica sobre vidro, em formato de retratos, com suporte retangular e um vídeo que será reproduzido em uma tela LCD. Contará também com conteúdo de áudio, vídeo e legenda para pessoas com diversidades com o objetivo de garantir acessibilidade.

As modelos participantes são mulheres trans e travestis da Amazônia belenense, de diferentes idades e contextos. O suporte utilizado nessa série foi escolhido pensando nas características do vidro. Ao pintar esses rostos, essas identidades, sobre vidro, ficam refletida a fragilidade desses corpos em uma espécie de “registro geral” de narrativas que se conectam por suas vivências.

 

Rafa Moraes

Rodrigo Ratton Galeria
Artista: Lorenzato
Lorenzato atingiu reputação internacional, e construiu uma obra ímpar na pintura. Seus trabalhos tratam de temas do cotidiano de maneira bem peculiar, além de interpretar a pintura de gênero, como paisagens, retratos e natureza mortas em composições a paletas de cores características. O artista cria, através de suas pinturas, imagens que estão sempre diante de nós no nosso dia a dia, mas que dificilmente são escolhidas por outros artistas como uma forma de representar o mundo. Os rastros dos caminhos das lesmas, de aviões, um trabalhador dormindo no parque sonhado com um mundo encantado, estes são alguns exemplos, entre tantas outras cenas que nos fazem refletir sobre a intensidade contemplativa dessas obras. Lorenzato inventou formas cores e tratamentos pictóricos bem específicos, o que caracteriza o artista como um inventor nato.

Arte Fasam Galeria
Artista: Ursula Tautz
A artista apresenta o vídeo “Tudo que se dá a ouvir” e trabalhos que sintetizam o conceito do site specific montado no Paço Imperial O SOM DO TEMPO. Trata-se de uma performance, onde o container é o sino.

Através do badalar dos sinos, o projeto revisita a história do Brasil, a partir das memórias inventadas com base em fatos históricos e outras criadas pela artista, questionando padrões adotados até os dias de hoje.

Almacén Thebaldi Galeria
Artista: Evandro Soares
Movido pela vontade de dominar, transformar e potencializar a natureza dos materiais, Evandro Soares é um artista cuja linguagem está compromissada com a fatura, com a qualidade artesanal, com o apuramento técnico e com a maquinação cerebral, por meio da qual elabora obras caracterizadas por arquitetura inventiva, rigorosa limpeza visual e por economia formal.

Evandro Soares se apropria do objeto morto, queimado e sem função, para o reanimar por meio de uma metodologia de trabalho que consiste em desfazer o objeto, cortar sua superfície de vidro, configurar nova forma, colar e polir arestas, refinar acabamentos, acender o que estava apagado. Cria quadrados e cubos com as lâmpadas e impõe uma autoria ao objeto antes anônimo e impessoal.

 

Evandro Soares

Almacén Thebaldi Galeria
Artista: Osvaldo Gaia
Saberes do Simples. Os visitantes poderão observar as multifaces dos saberes dos simples e imergir na simplicidade das formas dos apetrechos amazônicos. Nesta composição entre fazeres e saberes, Gaia desenvolve seu repertório, repleto de elementos de uso do cotidiano ribeirinho simples, porém com potencial artístico único.

A exposição apresenta 12 objetos e uma instalação de base, fazendo uso da madeira, vidro, bronze, acetato, linha e manta. A obra reforça a existência de uma extensa e singular imaginação e técnica construtiva, possibilitando a visualização, na perspectiva contemporânea, da representação material da simplicidade, que compõem a vivência típica do Norte.

 

Oswaldo Gaia

Sobre a ArtRio 2021
A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação da arte brasileira, do trabalho de galerias e artistas. Ao logo do último ano, a ArtRio atuou de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.

Além da presença das galerias, a ArtRio traz para o evento também instituições ligadas a movimentos artísticos, com foco em estímulo a jovens artistas e inclusão social e diversidade, e museus e escolas de arte.

Para o evento presencial, ocupando o pavilhão principal da Marina da Gloria, a ArtRio seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social.

O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

ArtRio Online
A plataforma online da ArtRio vai transmitir toda a agenda de palestras, conversas entre artistas e curadores e visitas guiadas a coleções e ateliês. Também será possível fazer a visita virtual aos estandes das galerias participantes, vendo a seleção de obras e falando diretamente com os galeristas.

A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online.

A Artrio 2021 tem patrocínio da XP Investimentos e da Ambev, com apoio da Aliansce Sonae, Rio Galeão, Movida, Osklen, Petra Gold, Paco Rabanne e Estácio. Hotéis Windsor, com o Miramar Hotel, é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.