• Post author:
É amanhã, quarta-feira (15/12) , a inauguração da exposição Ideias – O Legado de Morandi, com obras de um dos mais importantes artistas do século XX, no CCBB RJ. A mostra reúne 57 obras, entre pinturas, fotos, colagem e instalação, vindas do Museo Morandi, em Bolonha, na Itália, sendo 34 de Giorgio Morandi (1890-1964) e 23 de artistas que têm correlação com seu trabalho. Esse é um reencontro de Morandi com o Brasil, mais de 60 anos após o pintor receber o Grande Prêmio de pintura na IV Bienal de São Paulo, em 1957. No dia da abertura, haverá distribuição gratuita de 400 catálogos e palestra com o professor e pesquisador Victor Murari, especialista em Morandi. 
Com uma investigação profunda da cor e da luz permeando sutilezas, Giorgio Morandi se dedicou intensamente à pintura de naturezas-mortas, especialmente de conjuntos de garrafas. Seu estilo ficou marcado por uma obra que reflete sobre o tempo e as relações produzidas pelo olhar. Esse universo é representado na exposição, que tem curadoria de Gianfranco Maraniello e Alberto Salvadori.  Uma instalação fotográfica em grandes dimensões dará a sensação de o público estar dentro do ateliê do próprio Morandi. Além disso, através do aplicativo Morandi Coletivo, o público poderá criar suas próprias composições a partir de elementos que o artista italiano usava em suas obras, que serão projetadas em tempo real na exposição. 

 

Giorgio Morandi – Cortile di via Fondazza – 1956 – óleo sobre tela 17cmX43,2cm Coleção Istituzione Bologna Musei Museo Morandi
Morandi

 

Josef Albers Homenagem ao quadrado do amarelo ao marrom

 

Atelier Morandi – reprodução fotográfica