• Post author:
O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua.  A arte intriga, faz enigma e provoca.  À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor.

TEMA: Juntos sem o outro – “A Desumanização” de Valter Hugo Mãe

Valter Hugo é angolano ( naturalizado português) , 50 anos e tem em seu currículo muitos prêmio como o aclamado Prêmio José Saramago de Literatura

O quanto pode ser desumano, um mundo que segue apenas o seu ritmo normal? Quarto romance do escritor Valter Hugo Mãe, “A Desumanização”, segundo o autor, nos remete a sua própria história pessoal, de quem perdeu o irmão mais novo, ainda muito jovem. A intensidade da escrita carregada de poética simplicidade, faz com que o leitor sinta como se ouvisse os pensamentos e lembranças de uma criança; no caso, a menina Halla, em sua imensurável solidão, após ver a irmã gêmea Sigridur morrer, quando tinham 11 anos de idade. Além de lidar com a abrupta consciência da perda, a menina precisa sobreviver ao enlouquecimento da mãe, durante a cegueira de maus tratos à filha e a si mesma, por acreditar que a dor é um instrumento de salvação e purificação.

Valter Hugo Mãe nos transporta à atmosfera melancólica desta pequena aldeia islandesa, acompanhando Halla, da infância até a juventude, testemunhando a imagem da filha morta refletida na filha viva, como uma criança-espelho, vivenciando a devastação emocional do delírio materno e de seus próprios julgamentos interiores. Partindo do labirinto existencial que permeia as personagens de Valter Hugo Mãe, surge a temática do próximo encontro do Projeto Língua Viva: “Juntos sem o outro – A desumanização”; promovendo para o público, mais uma Roda de Conversa imperdível. Até lá!

Valter Hugo Mãe

Coordenadores do Projeto

Marília Flores, graduada e pós-graduada em psicologia pela UFF; psicanalista membro titular da SPID; professora colaboradora da SPB; co-autora do livro ‘Escritos sobre Psicanálise e Literatura’, Ed. Companhia de Freud. Apaixonada por literatura, vem há anos dedicando-se a pesquisar a interface deste campo com a psicanálise, tendo idealizado e coordenado por quatro anos o projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura na Cidade das Artes.

Abílio Ribeiro Alves, graduação e Especialização pela PUC-RJ; psicanalista membro da ELP-RJ; coordenador do seminário Política e Ética na Psicanálise; autor do romance Siboney, publicado pela Editora Verve.

O encontro acontece na Cidade das Artes no próximo dia 16 ás 1800 hs e a inscrição pode ser feita aqui saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325.0448