Quem já colocou uma gota de Martell V.S.O.P em ostras sabe que os aromas sutis deste elegante cognac elevam o prazer sensorial do comensal às alturas. Agora imagine toda essa riqueza e complexidade do destilado adicionada à uma cerveja do tipo Baltic Porter, que por si só já traz aromas de igual sutileza remetendo à melado, alcaçuz e chocolate escuro e com um leve gosto torrado. E que por cima ainda ganha frescor ao incluir hortelã na sua composição.
A drinkability é certeira e o resultado é uma cerveja única, em lançamento exclusivo da Cervejaria Avós, que acaba de criar a Baltic Cognac Julep, em parceria com o Difford’s Guide, em cuja composição se destaca o Cognac Martell V.S.O.P, do portfolio da divisão Prestige da Pernod-Ricard. Em uma edição especial de cervejas que homenageiam coquetéis, serão produzidas apenas 130 garrafas de 330 ml e disponibilizadas no delivery da Avós, a partir de hoje, ao custo unitário de R$ 69,00.
“Usamos como base nossa Baltic Porter, eleita em 2020 como a melhor dessa categoria no Brasil. Em uma barrica de madeira acrescentamos folhas de hortelã fresco e o Cognac Martell V.S.O.P., com aroma de uvas leves e madeira, com um toque de baunilha. Deixamos a barrica absorver as características do cognac com o hortelã, e em seguida maturamos nossa Baltic Base para obter uma combinação harmoniosa de hortelã, amêndoas tostadas, chocolate, baunilha e madeira”, comenta Junior Bottura, sócio da Cervejaria Avós. Fã de cervejas e cognacs, naturalmente escolheu para esta empreitada Martell V.S.O.P. , o cognac que já bebe e aprecia. Não é novidade que uvas e cervejas tenham afinidades, tanto que há muitas delas cuja base é o vinho. Segundo Junior, já fizeram uma com vinho do porto e o resultado foi surpreendente.
Para Vic Sarro, da divisão Prestige da Pernod-Ricard, a iniciativa comprova a versatilidade do Cognac não só como base para coquetéis como também para alquimias raras como esta criada em parceria com a Avós. “As deliciosas notas de fruta de Martell V.S.O.P fundem-se em perfeição com notas de madeira e especiarias suaves das barricas vermelhas onde o destilado descansa, criando elegância e equilíbrio perfeito. Seu uso na Baltic Cognac Julep não poderia resultar em nada menos do que uma cerveja espetacular”, comenta.