• Post author:

Laurent Suaudeau, chamado de Chef dos Chefs (apelido que ganhou carinhosamente no Brasil), é a estrela do lançamento da Editora MelhoramentosO Toque do Chef. Trata-se da única obra que fala sobre a vida de Laurent. O chef, que conheceu um restaurante apenas aos cinco anos de idade, ensina 50 das grandes receitas criadas ao longo das quase cinco décadas dedicadas à cozinha, com imagens espetaculares do premiado Sérgio Coimbra, um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo – uma referência na fotografia gastronômica no Brasil, Coimbra trabalhou tanto para publicações quanto para chefs renomados.
 

A obra é um presente — ao abrir, o leitor vai “desembrulhando” as páginas e saboreando cada uma das fotos, imaginando-se à mesa. Para quem ama a boa gastronomia, o livro é mais do que necessário.

O prefácio é do restaurateur Rogério Fasano e do publicitário e gourmand Washington Olivetto. “Laurent poderia ter escolhido qualquer lugar no mundo para ensinar, mas foi no Brasil, que ama, que ele resolveu ficar, para a nossa sorte e prazer”, cita Fasano.

Laurent Suaudeau – O toque do Chef

 

“Laurent Suaudeau, com disciplina de quem nasceu filho de um líder sindical, o espírito de quem, na infância, era sobrinho de um técnico de futebol e o aprendizado de quem, desde a adolescência, virou aluno dos melhores cozinheiros, chegou ao Brasil como o mais francês dos jovens chefs franceses e se transformou, rapidamente, no mais brasileiro dos consagrados chefs brasileiros”, escreve Olivetto.
 

A obra levou três anos para ficar pronta. Além das receitas criadas por ele, as 240 páginas mostram a célebre jornada pessoal e gastronômica do ícone da alta gastronomia, que cresceu vendo a mãe ao fogão. A gastronomia, hoje, pode ser dividida em antes e depois dele.

Laurent Suaudeau – O toque do Chef

 

Neste livro, disponível também em e-book, Laurent compartilha com os leitores desde a sua história, da origem francesa ao aprendizado com a lenda Paul Bocuse, até suas experiências no País que adotou (e que aprendeu a amar), cozinhando para grandes nomes dos cenários nacional e internacional. O texto é do jornalista e escritor Carlos Eduardo Oliveira, especializado em Gastronomia e autor de Tailândia: Cores e Sabores, também da Melhoramentos.
 

Cozinhar, agora, é uma experiência, para quem prepara e para quem degusta. O encontro de pessoas que vão provar uma receita feita com técnica e amor é sempre muito apreciado. Momentos assim ganharam ‘glamour’ por conta de chefs, que inspiram.

Laurent Suaudeau – O toque do Chef

 

Laurent tornou-se uma unanimidade, em razão do brilhantismo, criatividade e pratos criados ao longo de décadas. Um craque na arte de unir receitas de sua terra natal, a França (nasceu na cidade operária Cholet, a oeste do País), a ingredientes brasileiros. Por esses e outros muitos motivos o livro O Toque do Chef estava sendo tão esperado pelos chefs, estudantes, fãs de Laurent, apreciadores da culinária francesa e profissionais da área. Além de formar gerações de chefs em sua escola em São Paulo, Laurent revolucionou a produção culinária por aqui, ao valorizar em sua cozinha, já nos anos 1980, ingredientes tipicamente brasileiros, até então inexplorados nos menus dos restaurantes.

Sobre o autor
Carlos Eduardo Oliveira é jornalista e escritor, foi também editor da revista Gula e, ao longo da carreira, trabalhou em publicações da Editora Abril, além de ter colaborado em grandes jornais e revistas. Pela Melhoramentos, é autor do título “Tailândia: Cores e Sabores“.
 

Sobre o fotógrafo
Sergio Coimbra é um fotógrafo reconhecido internacionalmente pelo seu olhar artístico ao fotografar as criações de grandes chefs ao redor do mundo. Tem em sua trajetória livros de nomes célebres da culinária nacional, como Alex Atala, e internacional, como o japonês Yoshihiro Narisawa.

Laurent-Suaudeau-–-O-Toque-do-Chef