Amanhã 27/04 abre a exposição do artista plástico Roberto Magalhães na Silvia Cintra + Box 4 que com certeza irá movimentar a cidade mesmo em tempo de pandemia. Roberto Magalhães se confunde com a estória das artes plásticas nos últimos sessenta anos. Nascido na Ilha do Governador, em 1940, Roberto Magalhães é um ícone carioca. Penso que todos os amantes da artes plásticas devem atender ao chamado e ir conhecer um pouco mais desse artista que nunca parou mesmo em tempos pandêmicos.
Segue um trecho do texto “Eu ” de Roberto Magalhães.
“Durante uma noite, uma determinada e especialíssima noite de trabalho e introspecção, tive uma espécie de “experiência artística”. Se eu fosse um místico diria que teria tido uma experiência mística. Essas coisas são muito difíceis de descrever, mas por falta de outras palavras, ou talvez pelas dificuldades de encontrá-las, diria que vi uma “irradiação emanando das cores” dos tubos de tinta, ou algo parecido. Compreendi também, nessa noite, a infinita possibilidade de combinação das formas e a liberdade tão procurada de fazer no papel ou na tela somente aquilo que quero, como se todo o passado de condicionamentos desaparecesse naquele instante. Estava livre!
A partir de então minha mente abriu-me, meus desenhos e pinturas transformaram-se em explosões de cores e passei a desfrutar a grande felicidade de ter encontrado meu próprio caminho.”