Essa semana foi importante na estória do 15° Ofício de Notas que aderiu aos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês). A iniciativa é da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas. O cartório, maior de notas do Rio de Janeiro, se comprometeu a desenvolver estratégias e planos de ações voltados para a promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho e na comunidade local.
O cartório liderado pela tabeliã Fernanda Leitão e sua substituta legal e CEO Michelle Novaes é o primeiro do segmento no Brasil que adere a esses princípios e passa a fazer parte de uma rede global de empresas – Natura, Nissan e Pepsico, são algumas das signatárias –, que compartilham estratégias e experiências para equidade de gênero no ambiente corporativo.
“Queremos promover um ambiente inclusivo, na esperança de que outros cartórios no Brasil sigam o nosso exemplo”, comenta a tabeliã Fernanda Leitão.
Criados em 2010, os WEPs são a plataforma orientadora para empresas sobre como empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e nas comunidades, e são baseados em práticas reais de negócios e informações coletadas em todo o mundo.