• Post author:

Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, documentário de Felipe Hirsch, foi selecionado para o Festival do Rio e terá sua sua primeira exibição no dia 10 de outubro de 2022. Filmado no Museu da Língua Portuguesa, com realização do Sesc e produção da Café Royal, o documentário conta com participações de nomes consagrados como Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Kadu Ori, Caetano W.Galindo, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Lia de Itamaracá, Silvio Almeida, e Yeda Pessoa de Castro.

O documentário foi filmado em maio de 2022, no Museu da Língua Portuguesa, durante uma série de debates, shows, filmes, aulas e exposições realizadas para marcar o Dia Internacional da Língua Portuguesa. “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados” é um ensaio sobre as palavras que nos unem e que também podem nos afastar, demonstrando como somos formados por uma variedade de pátrias. Felipe Hirsch conta essa história por meio de várias vozes: um rapaz que escala a torre de um relógio para pichar a frase do título; o ativista Krenak que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua; o xamã yanomami que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça.

“Essas epifanias linguísticas podem nos mostrar de que maneira um país e uma língua conseguem abrigar muitas vozes. Uma imensa variedade de pátrias”, comenta Felipe Hirsch.

 Fotos Reginaldo Teixeira 

Antonio Pitanga e Caetano Veloso

 

Caio Blat e Andre Ramiro

 

Deborah Evelyn e Nathalia Dill

 

Felipe Hirsch, Caetano, Juuar e Adriana Tavares

 

Johnny Massaro

 

Julia Lund
Fernanda Thompson e Andreia Horta

 

Pedro Nercessian e Icaro Silva