• Post author:

Esgrima é um combate. Ensina a lutar, aprender a se confrontar e olhar para dentro de si. Ao vestir a máscara, você ganha poderes. Um esgrimista é um herói por excelência. Ele luta, defende e protege com sua espada seus princípios, seus valores, seu país, sua bandeira, seus amigos, sua família, sua sociedade, sua história e, sobretudo, a si mesmo. Um esgrimista é um lutador, um guerreiro, um guardião. Iniciativa beneficente, foi apresentada no Rosewood São Paulo e Hôtel de Crillon (Paris), que patrocinará projetos de esgrima e levará três jovens à sede olímpica Paris – 2024

Alessandra Campiglia e Luciano Reisner

 

“A esgrima é um diálogo entre duas máscaras idênticas usadas por dois seres diferentes. Cada máscara contém uma alma, uma mente, um coração, uma luz com sua própria história, país, cultura, educação”, diz Nathalie Moellhausen, bicampeã mundial de esgrima pela Itália e pelo Brasil, e idealizadora do projeto filantrópico “Seja seu próprio herói”. O objetivo é expandir os ensinamentos e valores de seu esporte a serviço da sociedade e das novas gerações, para o desenvolvimento de uma comunidade melhor.

Andrea Mannelli

 

A atleta convidou o artista plástico Kobra a participar do projeto, criando três obras de arte tendo a máscara de esgrima como suporte. O leilão das peças permitirá o patrocínio de instituições de esgrima no Brasil. O projeto é dividido em três fases, entre elas um workshop para crianças de 9 a 12 anos, um evento com performance e apresentação das máscaras elaboradas por Kobra, no Rosewood São Paulo, no dia 28/11, e um leilão online e presencial em Paris, em janeiro 2023.

Carolina Andraus

 

O workshop contará com a participação de 10 crianças selecionadas entre aquelas com maior destaque e melhor disciplina por instituições brasileiras de esgrima. Elas farão desenhos que representem a sua concepção de herói, e servirão de inspiração livre para que Kobra e Nathalie criem 3 máscaras exclusivas. Além disso, os 3 melhores esgrimistas do ranking nacional da categoria U13 (13 anos como idade máxima) ganharão uma viagem para Paris em 2024, em um intercâmbio esportivo e cultural com a Vila Olímpica brasileira, localizada em Saint-Ouen, nos arredores de Paris.

Um evento para apresentação dos vencedores e revelação das máscaras desenvolvidas por Kobra acontecerá no dia 28 de novembro, no Rosewood São Paulo, onde posteriormente as máscaras ficarão expostas por cerca de 5 dias.

Numa apresentação que une esporte e arte, a campeã também se apresentará ao lado dos maiores nomes da esgrima brasileira, escolhidas pelas categorias de armas como: o espadista Athos Schwantes e o sabrista Renzo Agresta, ambos medalhistas.

Em seguida, as máscaras serão levadas para o Hôtel de Crillon Rosewood de Paris, do qual Nathalie é embaixadora, onde ficarão expostas e serão posteriormente vendidas em um leilão presencial e online, possibilitando a participação de colecionadores e filantropos do Brasil e do mundo. Parte do valor arrecadado no leilão será enviada para as instituições locais de esgrima, que poderão usá-lo na compra de materiais e viagens para campeonatos nacionais.

Cristiano Zarzur, Valentina Clermann, Maria Eduarda Zarzur e Marisa Clermann

 

De olho nas Olimpíadas de Paris, onde mora há mais de 15 anos, Nathalie pretende conectar os dois países através de ações sociais voltadas para as futuras gerações. Ela vai aproveitar o evento em São Paulo para lançar a Bolsa Paris 2024, que dará vagas para os três melhores esgrimistas do ranking nacional da categoria U13. O prêmio permitirá aos ganhadores uma viagem para Paris em 2024, em um intercâmbio esportivo e cultural com a Vila Olímpica do Brasil em Saint-Ouen, apoiadora do projeto social e esportivo.

SOBRE NATHALIE MOELLHAUSEN

Nathalie Moellhausen nasceu na Itália, de pai alemão e mãe brasileira. Campeã Mundial de Esgrima em 2009 pela Itália e 2019 para o Brasil, ela reina no top 10 do ranking mundial há mais de uma década. Diretora de arte e performer, ela criou o método 5Touches, baseado em 30 anos de prática diária, experiências de vida e investigação em muitos campos diferentes.

Comprometida com a divulgação da arte da esgrima em todo o mundo, a espada de Nathalie tem a missão de tocar escolas, clubes, ruas, subúrbios, eventos culturais e trazer esperança e amor para as gerações mais jovens. Em 2016, ela representou o Brasil nas Olimpíadas. O objetivo de sua mudança de bandeira era trazer sua experiência adquirida na Itália e França para o Brasil e a América do Sul. Sua vitória para o Brasil em 2019 no Campeonato Mundial abriu uma porta para ela no desenvolvimento de sua arte, permitindo a ampliação de seu método 5Touches.

Nathalie é a “mulher das mil máscaras”. Fascinada por esse objeto e seu arquétipo, a atleta a utiliza como fonte de inspiração, criando um universo particular e uma interpretação única para o seu significado dentro e fora do esporte. Uma ferramenta mágica que ao vesti-la lhe dá poderes para tornar-se o herói de si mesma e também em realidade seus sonhos dourados.

“É como um confessionário de uma Igreja, um lugar sagrado para se conectar com nossa intimidade e o mundo interior, é um espaço seguro, onde, protegidos física e emocionalmente, nos sentimos livres para confessar nossas verdades e mostrar nossa luz”, diz a campeã.

 

Edouard Grosmangin e Alex Allard

 

Eduardo Kobra, 47 anos, nascido em Campo Limpo, bairro da zona sul paulistana, é um dos muralistas mais famosos do mundo. Fez três mil murais, em cerca de 35 países e diversos e estados brasileiros – como “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. Dois desses murais entraram no Guinness World Record como “o maior”: “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 metros quadrados e, depois, “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros quadrados.

Inquieto, estudioso e autodidata, também faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 deles em Nova York. Só nos EUA, tem cerca de 50 murais. Recentemente, inaugurou o mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!), de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

Um dos seus projetos mais importantes é o Instituto Kobra, nascido em 2021, que, assim como o artista, acredita na arte e na cultura em geral como instrumentos de transformação social de crianças, adolescentes, jovens e mesmo adultos. O IK surgiu também para funcionar como um espaço para promoção de causas por meio da arte — principalmente aquelas que fazem parte dos princípios do muralista, como a defesa do meio ambiente, o discurso pacifista, a pauta antirracista, o respeito entre os povos e a luta pela liberdade. No projeto estão previstas a construção de uma sede, já em 2023, e outras maneiras de promover a cultura, como palestras, oficinas e a realização de pinturas públicas.

Lúcio Fonseca

 

 

Valentina e Marisa Clermann

 

A coleção Rosewood inclui alguns dos mais lendários hotéis e resorts do mundo, como o The Carlyle, A Rosewood Hotel em Nova York; o Rosewood Mansion on Turtle Creek em Dallas; e o Hôtel de Crillon, Rosewood Hotel em Paris; além de novos clássicos como o Rosewood Hong Kong. Para aqueles que desejam ficar um pouco mais em cada local, as Rosewood Residences oferecem uma oportunidade distinta para o hóspede adquirir ou alugar propriedades nos extraordinários destinos que compõem o amplo portfólio da marca.