• Post author:

Marketplace cria uma nova economia e se torna uma segunda carteira para seus membros.

Fernanda Junqueira

 

O Shareitt é um aplicativo de impacto que chegou ao Brasil apresentando uma nova maneira de consumo: adquirir itens sem gastar dinheiro. A ideia é incentivar os usuários a transformar a imensa quantidade de itens não utilizados em recursos. Com isso, evita-se o acúmulo e promove-se a reutilização de itens, fazendo com que as pessoas possam adquirir o que realmente estejam precisando. 

O app tem por objetivo maior apoiar o bem-estar econômico dos usuários que fazem parte da comunidade. Além disso, uma vez que você utiliza o excedente, cria um ambiente mais saudável e preserva o planeta.

Lançado em Israel, há três anos, o aplicativo já contabiliza mais de 70 mil usuários e possibilitou uma economia de mais de U$ 2 milhões, dando novo destino a mais de 213 mil itens que não estavam sendo usados. 

Com o objetivo de criar um senso de comunidade, o app é fechado e possui um código de indicação. A ideia é que os usuários enviem seus próprios códigos, formem seus núcleos e ainda ganhem mais pontos para usar com o que quiserem dentro do marketplace. Para os leitores dessa reportagem temos um código de indicação: 069134. Os usuários recebem pontos apenas por baixar o aplicativo e podem começar imediatamente a adquirir itens no marketplace.

A novidade chegou ao Brasil em abril, pelas mãos da CEO Fernanda Junqueira, e já conta com cerca de 2.000 usuários   cadastrados na plataforma e mais de 1.800 transações em seis meses, apenas no município do Rio de Janeiro. O app também já está sendo implantado na Suíça, tem como sócios fundadores os israelenses Arie Ben David e Michael Malul.

Fernanda Junqueira

 

No Shareitt não utilizamos dinheiro, nossa moeda são os pontos, e as pessoas transformam itens que não usam mais em ponto para adquirir produtos que façam mais sentido para elas hoje. Também temos um plano de recompensas em pontos para todas as ações que são feitas dentro do aplicativo, fazendo com que as pessoas possam adquirir itens, mesmo que não tenham nada para se desfazer. A partir do momento que incentivamos a troca entre os usuários, criamos um senso de comunidade esquecido e voltamos a dar valor a itens que não tem um mercado próprio”, explica Fernanda Junqueira. 

Existe uma curadoria feita pelo time Shareitt e uma parte dos  itens que não são aprovados, são doados para a Rede Abrigo, uma instituição que dá suporte a mais de 70 abrigos de crianças e adolescentes.

“O Shareitt é um aplicativo para todo tipo de produto. Tudo que você não usa mais pode ser trocado em nossa plataforma. Antes de começarmos a operar, já existia uma expectativa de grande quantidade de itens de moda e, por este motivo, moda feminina e masculina possuem uma categoria só pra elas. Cerca de 55% dos produtos que são incluídos no aplicativo são itens de moda feminina. Na categoria infantil, 80% dos itens são vestuário, deixando apenas 20% pra brinquedos, utensílios, etc. Os itens de moda hoje são os itens de maior tração no aplicativo. E o fantástico é que depois de você usar, se por ventura não quiser mais, é só colocar de volta no aplicativo. É fácil, prático e sustentável”, explica Fernanda Junqueira.

Mais sobre Fernanda Junqueira

Fernanda Junqueira montou seu escritório de consultoria depois de 12 anos à frente do atacado de grandes marcas cariocas. Após alguns cases de sucesso sua consultoria se transformou, organicamente, em coletivo de novas marcas, chegando a ter 120 marcas em quatro operações em shopping. Hoje, divide seu tempo entre a implantação do Shareitt no Brasil, algumas consultorias e projetos sociais em comunidades do RJ.

Serviço:

Site

Instagram