• Post author:

Na próxima quinta-feira, (02/06), às 8h, estreia a segunda temporada do Podcast “Vozes da Lei“. O jornalista José Ronaldo Müller recebe o advogado Luciano Bandeira, presidente da OABJRJ, no primeiro episódio. O programa tem o apoio do 15º Cartório de Ofício de Notas do Rio de Janeiro e é gravado no Fairmont Hotel que tem como cenário o Posto 6 da Praia de Copacabana. Nessa nova fase, os episódios além de estarem disponíveis em áudio nas plataformas digitais em Podcasts, também poderão ser assistidos em vídeo no novo canal no YouTube. O bate-papo ficará no ar depois da primeira exibição, basta acessar e conferir as informações do universo jurídico.

Durante os 32 minutos de exibição, Luciano falou sobre os dois mandatos da Presidência e a trajetória de 20 anos na OAB do Rio, em que ocupou seis cargos da organização, inclusive como Diretor Tesoureiro e a participação no Tribunal de Ética e Disciplina, entre outras funções. Prerrogativas, tecnologia e superação da crise na pandemia, política e lentidão dos processos foram alguns dos assuntos tratados em uma conversa explicativa e interessante.

“A minha entrada na OAB não foi planejada. Foi um movimento dos advogados, houve um consenso para eu assumir a criação da subseção da Barra da Tijuca. (…) Fazer parte da Ordem é uma paixão, um amor muito grande que nós temos pela advocacia e se reflete na entidade, que completa 92 anos de existência e foi tão importante na construção do Estado Brasileiro e da democracia do país. A entidade é fundamental para que existam cidadãos que possam ter seus direitos e garantias fundamentais preservadas.”, conta orgulhoso Luciano Bandeira. “A satisfação pessoal que eu tenho é saber que estou fazendo alguma coisa que vai construir um futuro para a advocacia e principalmente para a sociedade do Rio de Janeiro.”, completa.

Luciano implantou a Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle em 2018, o maior equipamento já entregue pela OAB aos advogados em todo o Brasil. Segundo o presidente, os advogados precisavam ter garantia/defesa? como a imunidade no que escreve e no que fala, acesso aos documentos e processos nas repartições públicas, magistrados e órgãos da justiça. O espaço tem uma grande estrutura voltada para o exercício profissional e alto nível de tecnologia. Os processos eletrônicos, audiências telepresenciais, peticionamentos eletrônicos, internet de alta velocidade e computadores adequados foram adquiridos para que atividades qualificadas fossem realizadas através dos processos eletrônicos. Criação de mais de 150 terminais, além do coworking, trabalho compartilhado, 38 escritórios digitais, salas montadas com mesas e cadeiras também fazem parte do projeto. Essa ideia se espalhou em outros 350 escritórios digitais em todo o Estado do Rio de Janeiro, nas 63 subseções. No total, trabalham 2500 pessoas ao mesmo tempo.

Entre outros assuntos, Luciano Bandeira relatou que a pandemia foi muito cruel com várias profissões, mas foi especialmente difícil para a advocacia. “Basta lembrar que houve um período sem Justiça, o judiciário foi efetivamente fechado, até chegarmos à transição tecnológica. Foi um desafio muito grande, realizamos em três meses o que iria ser implementado em 5 ou 10 anos. (…) Mas no final conseguimos colocar uma média de 3000 profissionais trabalhando simultaneamente.”, comemora Luciano, que acredita que a Ordem foi decisiva na superação do período pandêmico para o Direito.

O VOZES DA LEI

Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros escutam podcast diariamente. De 2018 para 2019, o número de ouvintes cresceu 67% de acordo com o estudo realizado pela Deezer. Aproveitando a crescente deste formato de conteúdo nasce o Podcast Vozes da Lei com o apoio do 15º Cartório de Ofício de Notas do Rio de Janeiro.

A proposta do podcast é convidar personalidades do mundo jurídico e legislativo para conhecermos melhor os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cumprimento da tão famosa justiça, feita pelos homens, que a cada vez mais se torna protagonista dos principais noticiários, e que durantes séculos sofre modificações e atenuantes.

Advogados, juízes, desembargadores e até mesmo ministros serão convidados para contar como esse diálogo entre o homem e a justiça é conduzido. Nossos entrevistados estão na mídia nacional e buscam em suas falas modernizar de acordo com a lei a justiça brasileira.

Três jornalistas estão no comando do PODCAST Vozes da Lei: direção e apresentação de José Ronaldo Müller, produção executiva de Patricya Reis Oliveira e edição de Jorge Ramos.

QUEM FAZ

Apresentação e direção: José Ronaldo Müller – jornalista de carreira consolidada no eixo Rio de Janeiro e São Paulo com mais de 16 anos de experiência. Com um currículo impecável com MBA em Film and Television Business, tem conhecimento de estética e fotografia e mídia digital. Trabalhou com inúmeros colunistas como Zózimo, Ibrahim Sued, Hildegard Angel e Ricardo Boechat. Seu site (www.zeronaldo.com) tem mais de cinco anos de conteúdo diversificado e exclusivo.

A produção executiva do podcast fica a cargo da jornalista Patricya Reis Oliveira, com mais de 27 anos de carreira, já trabalhou em grandes veículos da imprensa nacional, como TV e Revista Manchete, Revista Contigo, Ediouro, entre outras. É especializada em RP Digital e relações com a mídia. Ajuda empreendedores e marcas a se conectarem com imprensa, influenciadores e clientes com as mídias tradicionais e digitais.

Na edição está Jorge Ramos que tem 30 anos de experiência na área de comunicação social atuando como âncora, narrador, comentarista e produtor. Está na EBC há 11 anos como comentarista esportivo na Rádio Nacional e TV Brasil, além da participação diária nos programas Bate Bola Nacional, Repórter Rio, No Mundo da Bola e Stadium.

Desde 2005 é âncora do programa Painel da Manhã, na Rádio Roquete Pinto, no ar de 2ª a 6ª feira, das 7 às 10h por 14 anos. Jorge Ramos ganhou o Prêmio de Narrador mais Ouvido de 2017 pela U.Book e trabalha em parceria com Bruno Alex na sonoplastia.

 

Vozes da Lei-Luciano Bandeira e Jose Ronaldo Müller-Foto Bruno Saraiva