• Post author:

A jornalista e escritora Manoela Ferrari lançou, ontem (26/07 ), no Dia dos Avós, “A dinastia das Abelindas”, seu 12º livro e o terceiro para o público infantil. O lançamento aconteceu na Livraria Argumento, no Leblon, e a escritora aproveitou para autografar seu livro infantil anterior, “Um Pingo fora do lugar”, lançado durante a pandemia.

Marcado para as 17 horas, às 16h30, já havia amigos e convidados, muitos deles nomes da sociedade, à espera do seu autógrafo. O lançamento contou com as presenças de dois nomes da Academia Brasileira de Letras: o professor Arnaldo Niskier e a escritora Nélida Piñon.

A mesa dos autógrafos foi decorada com arranjos florais por Augusto Oliveira e os convidados foram recebidos com docinhos que aludiam ao livro, a cargo de Soraya Escher.

A dinastia das Abelindas

As abelhas entraram, em outubro de 2016, na lista de animais em risco de extinção. O alerta foi dado pelo US Fish & Wildlife Service (FWS), órgão norte-americano equivalente ao nosso Ibama. Esses insetos não são apenas produtores de mel no planeta. São também agentes polinizadores e responsáveis, portanto, pela perpetuação das flores no mundo. E é a esses animaizinhos que a escritora e jornalista Manoela Ferrari volta sua atenção em A dinastia das Abelindas (Jordem), seu terceiro livro para o público infantil, sendo o 12º título de sua carreira literária, iniciada em 2011. A edição é ricamente ilustrada por Gabriel Medeiros e chega às livrarias em julho.
A preocupação ambiental, presente em “Um Pingo fora do lugar”, livro anterior da autora, permanece em “A dinastia das Abelindas” numa trama que traz à tona também questões como superação e fé, cultivadas como impulso de transformação. As personagens são três irmãs com características físicas especiais. Uma delas tem somente a cor amarela, faltando-lhe as faixas comuns às abelhas. Na outra, só aparece a cor preta, pois é toda peluda. A terceira é cadeirante, pois nasceu impossibilitada de usar as patinhas traseiras.
A edição encerra com uma lista de nove itens entre curiosidades e informações sobre as abelhas. São dados que vão desde as características físicas (possuem cinco olhos, por exemplo), como informações relacionadas ao risco de extinção, atribuído a fatores como poluição e o uso de pesticidas. O jornalismo lida com fatos. A Literatura, com invenção. Apoiada nesses dois pilares, Manoela Ferrari mostra que é possível educar e conscientizar de forma atraente e cativante.
Fotos Vera Donato
Manoela Ferrari e Glória Severiano Ribeiro

 

Manoela Ferrari, Ruth e Arnaldo Niskier

 

Manoela Ferrari e Antonia Frering

 

Manoela Ferrari e Clara Magalhães

 

Cristine Ferraciu e Georgia Wortmann
Luiz Carlos Ritter e Nélida Piñon

 

Isabella Francisco e Luiz Felipe Francisco

 

Manoela Ferrari e Sylvia de Castro

 

Manoela Ferrari, Cleuba e Heckel Verri

 

Manoela Ferrari, Marina Sauer e Juju Uchoa-Mueller

 

Manoela Ferrari, Gaya, Sabrina Monteiro e Antonio Abreu

 

Maria Anísia Bonaparte

 

André Luis Andrade, Gustavo Brigagão e Antonio Abreu

 

Manoela Ferrari, Danielle e Gustavo Brigagão

 

Manoela Ferrari e Paula Severiano Ribeiro

 

Manoela Ferrari e Maria Frering

 

Manoela Ferrari