• Post author:

Música no Museu prosseguiu com as comemorações de seus 25 anos em 2022 apresentando em dezembro o “Programa Música nos Palácios”. Uns dos destaques foi a apresentação que aconteceu simultaneamente, no dia 3 de dezembro, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, e no Palácio de Versailles, em Versailles, na França.

A Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, e os musicistas franceses Dominique De-Williencourt, violoncelo, e Jean Ferrandis, flauta, tocaram juntos num concerto via satélite para as plateias daqui e de lá. Foi uma verdadeira integração Brasil-França através da música. 

A orquestra Camerata do Uerê

 

Música no Museu também esteve em Viena, na Áustria, no 1 de dezembro. A pianista brasileira Fernanda Canaud se apresentou no Petit Palais Rothschild Prinz Eugen Strasse.

Música no Museu – a maior série de música clássica do Brasil:

Iniciada em 1997, Música no Museu se tornou a maior série de música clássica do Brasil. Foi reconhecida pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Possui números  expressivos, realizando mais de 500 concertos gratuitos por ano, de norte ao sul do Brasil, com cerca de 2 mil 500 músicos/ano.

A diretora do Museu Histórico e Diplomático e embaixadora Daniella Xavier Cesar

 

Vertente internacional:

A série leva músicos brasileiros para o exterior. Desde 2006 está em Lisboa, Portugal. Já se estendeu para várias cidades portuguesas como Porto, Aveiro, Santarem, Alcobaça e Coimbra.  Em 2015, participou dos 725 anos da Universidade de Coimbra e, em 2020, dos seus 730 anos. Ano a ano ela vem se ampliando para cidades da Espanha, França, EUA, República Tcheca, Marrocos, Índia, Alemanha , Áustria, Chile, Argentina, Vietnã, Líbano, Eslovenia e Austrália.

Carolina De Lucca e Vinicius Leal

 

Fotos Marco Rodrigues 

Destaques:

Nesses 25 anos de atividades, já registrou um público de mais de 1 milhão de pessoas e uma mídia espontânea em inúmeros veículos de imprensa no Brasil e no exterior, incluindo rádios, TVs, jornais impressos, revistas e veículos on-line. Já foram veiculadas matérias no New York Times, Le Monde de la Musique e na Revista TAP, distribuída nos voos, entre outras. 

Eileen e Luís Fernando de Athayde e Ignez da Costa e Silva

 

Programação 2022:

Teve início em janeiro com o “Sons do Brasil”, a música das regiões Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Em setembro, aconteceu a despedida do maior cravista brasileiro, Roberto de Regina, que aos 95 anos realizou o seu último concerto. Em outubro, foi comemorado os 100 anos de Dias Gomes, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Desde novembro está sendo realizado ¨Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais¨, que ressalta a ampla produção musical brasileira e, no contraponto, os grandes nomes da música internacional. Com patrocínio da VIBRA ENERGIA e apoios do BTG-Pactual e Universidade Estácio de Sá, as apresentações irão acontecer até abril de 2023.

E para encerrar o ano será realizada, em dezembro, uma missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Ressurreição, em Copacabana. Após a missa haverá um concerto do coral Madrigal Cruz Lopes. 

Sergio Costa e Silva

 

Yvonne Bezerra de Mello