Ontem (03/11) O procurador-geral de Justiça em exercício, Antonio José Campos Moreira, participou, nesta quinta-feira (03/11), na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), da cerimônia de entrega do Colar do Mérito do TCE-RJ. Entre os agraciados com a honraria estava o procurador de Justiça aposentado e ex-PGJ Eduardo Gussem.
Pelo MPRJ, também prestigiaram a cerimônia o procurador-geral de Justiça licenciado, o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, a procuradora de Justiça Luciana Sapha Silveira, a promotora de Justiça Gabriela Serra, e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), Cláudio Henrique da Cruz Viana. A comenda foi entregue pela conselheira do TCE-RJ Marianna Montebello Willemman, ex-presidente do órgão, que também foi uma das homenageadas com o Colar.
O presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, lembrou que os sete agraciados com o Colar prestaram relevantes serviços ao estado do Rio de Janeiro. “A trajetória e o currículo dos sete indicados a receberem essa comenda, que está sendo concedida pela primeira vez, abrilhantam e dignificam o TCE-RJ. Temos aqui representantes de diversos órgãos ligados ao sistema de Justiça, que atuaram de forma distinta em suas respectivas funções. Por isso, é uma honra concedermos o Colar do Mérito a cada um dos agraciados”, afirmou.
Eduardo Gussem atuou no Ministério Público por 28 anos. Terminado seu mandato como Procurador-Geral de Justiça, em janeiro de 2021, se aposentou e passou a advogar. Hoje é sócio da Gussem • Saad Consultoria Enpresarial, especializada em compliance e novos negócios
Em seu discurso, Eduardo Gussem, que exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça durante os biênios 2017/19 e 2019/21, agradeceu a presença dos representantes do MPRJ na plateia e falou da importante relação institucional do Ministério Público com o TCE-RJ. “É uma grande honraria ser agraciado com a primeira entrega do Colar do Mérito, pelo cuidado que o TCE-RJ possui com a sua história e a sua memória. Essa Casa possui, acima de tudo, uma função doutrinadora. Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido em parceria com a doutora Marianna, quando eu ocupava a função de PGJ e ela estava na presidência do TCE-RJ. Através da disponibilização de pareceres do corpo instrutivo da Corte de Contas, por exemplo, pudemos auxiliar a instrução do trabalho dos membros do MPRJ, aperfeiçoando a atuação da instituição”, destacou.