Na última quinta-feira (23/06) o Theatro Municipal ferveu com a apresentação da Orquestre Philamornique Royal de Liége. Uma apresentação sob o comando do maestro Gergely Madaras e com a participação do pianista russo Nikolai Lugansky. Um fervor. Espetacular. Foi a segunda atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais. Na noite soubemos de grande notícia ma musica erudita nacional.
Myrian Daeuslberg, presidente da Dellarte, foi convidada para participar como membro do júri da Competição Rachmaninoff Internacional para pianistas, realizada uma vez a cada quatro anos na Rússia, mas teve que recusar por motivos de saúde. Mesmo assim, antenada do jeito que é, acaba de confirmar com exclusividade para a coluna que entre os seis finalistas, encontra-se o brasileiro Estefen Vergara Iatcekiw, com apenas 22 anos de idade.
Estefan Vergara Iatcekiw é chamado de “a grande revelação do Brasil”. Nasceu em 2004. Até 2019, foi aluno da destacada professora Olga Kiun na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Curitiba. Vencedor do IV Concurso Internacional Rachmaninov para Jovens Pianistas na Alemanha, laureado do Concurso Internacional Santa Cecília no Porto (Portugal) e Concurso de Piano Yamaha.
Laureado em concursos nacionais, incluindo o X e XI Concurso Professor Edna Bassetti Habbit e Melhor Performance de música brasileira do compositor Villa Lobos, Concurso Sousa Lima e Prêmio Hors Concours, Concurso Mackenzie. Como vencedor do Concurso Prelude de 2017, foi premiado com uma bolsa de 3 anos no Conservatório F. Liszt em Budapeste.
Em 2019, aos 15 anos, tornou-se aluno do Conservatório Estadual P. Tchaikovsky de Moscou (classe do Prof. S. Kuznetsov). Apresentou-se nas maiores salas de concerto do Brasil, tocou com uma infinidade de orquestras nacionais.