Os advogados Helder Galvão e Felipe Hanszmann lançaram nesta Quarta 15/06 o livro: “Direito Para Startups: Da Ideação ao Exit”. A obra trata de todas as fases de uma startup e auxilia os empreendedores.
O termo startups tem um luxo de definições?
Uma das mais famosas é do professor norte-americano Steve Blank, que a define como “uma organização temporária em busca de um modelo de negócio repetível e escalável”.
Uma das mais famosas é do professor norte-americano Steve Blank, que a define como “uma organização temporária em busca de um modelo de negócio repetível e escalável”.
Estes autores, no entanto preferem designá-la como um estado de espírito, ou seja, empresas cuja estrutura, hierarquia ou rótulos não são pré-definidos ou dispensam rótulos. Cada uma tem o seu próprio perfil estilo, sendo estas características, ou seja, uma certa liberdade ou até mesmo uma anarquia principiante, o motivo de serem tão instigantes e admiradas.
É neste espírito, portanto, este livro, ou seja, um relato de toda a jornada da startup, ideação ao exit, sob o ponto de vista jurídico, mas sem juridiquês. O livro está longe de ser uma obra completa e exaustiva sobre o tema. O objetivo dos autores é, como diria Steve Jobs, parafraseando o beatnik Jack Kerouac, “fazer a raça humana andar para frente.
Ambos são supervisores da Clínica LAJUNT (Laboratório de Assessoria Jurídica Para Novas Tecnologias), do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio, além de cofundadores da N8, plataforma dedicada a startups e premiada como prática inovadora no Direito. Na publicação, falam, sem “juridiquês”, sobre modelos de negócio, propriedade intelectual, proteção de dados, tributação e sociedades nesse novo mundo das empresas tecnológicas.
Fotos Vera Donato