A designer de acessórios Rosana Bernardes, com mais de 30 anos no mercado de moda carioca, mostra com essa coleção –Tarsila Por Rosana Bernardes – um lado pouco conhecido da artista ícone do modernismo brasileiro, a Tarsila fashionista. O convite partiu da família da artista e a escolha por Rosana aconteceu por ser um nome já consagrado e empregar apenas mulheres em sua marca.
Inspirada nas cores e formas vigorosas de oito obras da artista, Rosana transformou o “Abaporu” em braceletes, brincos, gargantilhas, argolas e colares. Nossa flora, tão enaltecida pela pintora, envolve os braços, enfeita orelhas e colos das mulheres do século XXI, ganhando assim uma nova dimensão. Mostrar uma arte que pode ser usada, ficando mais próxima de seu público foi intenção de Rosana.
“Foi uma grande imersão por 8 meses no universo da Tarsila do Amaral e fui me apaixonando por cada livro folheado e ao estudar cada obra. Para criar as coleções, usei muitas referências presentes nas obras da artista , como os cactos, os corações, o manacá e o sapo. Na cartela de cores busquei a mesma força que Tarsila aplicava em suas telas, de forma que as peças pudessem combinar entre si. Tarsila, uma mulher à frente de seu tempo, foi definitivamente empoderada e de fibra.
Assim como Tarsila, eu também sou do interior do país e criada em fazenda.Lembro de meu pai ter plantado um manacá em frente à cada janela dos quartos das filhas e ao abrir a janela eu sentia o cheiro do manacá. Isso me conectou diretamente com o mundo da Tarsila do Amaral.”, declara Rosana.
A marca Rosana Bernardes está presente em mais de 250 multimarcas espalhadas pelo país e em 15 países. Já a coleção Tarsila do Amaral estará em 34 cidades e em breve deverá alcançar o mercado internacional.