Para quem gosta de boas estórias não deve perder esse livro e essa live.
Nestes contos, a vida passa, corriqueira, sem grandes solavancos, trabalho, descanso, família: de repente o inesperado traz uma surpresa alterando o fluxo dos acontecimentos. Talvez para sempre: uma pedrada na testa do pai; um penetra num casamento; uma experiência científica que degringola; a revolta de uma menina contra a hipocrisia da família; uma briga no futebol do edifício, daí por diante tudo vai mudar, nada será como antes. No sobrenome, em casa, no lugar de trabalho, entre amigos: o perigo pode emergir, talvez até a morte, asa de borboleta a roçar a vida de gentes e bichos. “Viver é muito perigoso”, lembra?
Duas vezes finalista do prêmio SESC de literatura, ainda com o título de Pequenas mortes, SOBRENOME PERIGO é o primeiro livro de ficção de Ricardo Maurício Gonzaga. São contos variados no conteúdo e na forma: entre imaginação e memória, em doses diferentes a cada conto, afetos, conflitos, relações e separações se alternam, na dinâmica de um jogo variado que se manifesta também na linguagem. Do narrativo ao coloquial, do conto de duração esperada ao curtíssimo, do narrador feminino ao masculino, a forma se amolda ao conteúdo, navegando da narrativa tradicional à experimentação.
Artista plástico e performático, professor universitário, Ricardo se vale também de sua experiência prévia em teatro, como ator, diretor e autor, para construir momentos estruturados exclusivamente em diálogos. Assim, valendo-se deste aspecto, a live de lançamento do livro, no dia 17/02, quinta-feira próxima, a partir das 19:00 h, vai apresentar a leitura de três contos, um diálogo e dois monólogos, pelas atrizes Gisele Fróes e Luciana Braga, amigas do autor.
Não perca!