• Post author:

Entre os dias 30 de novembro e 17 de fevereiro, o Paço Imperial recebe a exposição “Soluções alternativas para um futuro incerto”, um conjunto de quatro instalações inéditas, do escultor colombiano Jorge Rodríguez-Aguilar, na qual se colocam relações de imantação do espaço e do espectador. 0

A exposição conta com a curadoria do crítico de arte Marcelo Campos e será inaugurada no dia 30 de novembro, gratuita, ocupando os 275m2, na sala Terreiro do Paço, localizada no térreo do Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro.

As instalações apresentam situações de ritualização de elementos da natureza, como chifres, plantas, sal grosso, onde o trabalho com madeiras e metais apropriados e reutilizados se transmutam em esculturas. E, ora, de outro modo, estamos diante de elementos do cotidiano, como ralos, que viram chocalhos, plantas de plástico que se conectam com plantas vivas que vão somar na construção dessa narrativa. A circulação entre as obras nos coloca em movimento como um corpo em processo ritual.

O artista lida com imagens e formas que trazem tanto questões das práticas ritualísticas latino-americanas, misturando saberes indígenas, africanos e europeus, quanto a própria condição de apropriação colonial que marcou a exploração da natureza através das práticas extrativistas.

O resultado de sua pesquisa estética, traz a sintonia do Brasil e da Colômbia com a condição de sua “africanização latina”, apresenta-se como um outro modo de conectar fronteiras que, muitas vezes, nos afastaram pela diferença de colonizações.

O título “Soluções alternativas para um futuro incerto” traz uma provocação para o diálogo e a interlocução com o público. Reinvestindo a arte do seu poder simbólico e de suas relações de imantação do espaço e do espectador, o artista propõe quatro núcleos de instalações, com dimensões e formatos variáveis, em que as esculturas e objetos são suspensos e podem ser percorridas e algumas podem ser tocadas pelo espectador. “Nesta pesquisa, procuro uma ‘bricolagem’ de elementos que de uma forma ou de outra simbolizem, descrevam e transmitam a força da natureza por meio de uma linguagem poética e contemporânea da arte.” Jorge Rodríguez-Aguilar

Fotos Divulgação

Detalhe do Núcleo dos Penduricalhos da Exposição Soluções Alternativas para um Futuro Incerto Foto Roberto Caldas

 

 Jorge Rodríguez-Aguila