A advogada Lucia Frias é a convidada do podcast Vozes da Lei e o tema do 2 episódio é direito imobiliário
O podcast Vozes da Lei recebeu a advogada especializada em direito imobiliário, Lucia Frias, que é membro da Academia Nacional de Direito Notarial e Registral. A profissional atua na estruturação e desenvolvimento de operações imobiliárias, aquisição de imóveis urbanos e rurais, realização de due diligence imobiliária, elaboração e acompanhamento de contratos de compra, entre outros. Durante o papo a advogada falou sobre a sua trajetória profissional e como se apaixonou pelo direito imobiliário.
Durante 15 anos Lúcia trabalhou em uma construtora e incorporadora onde teve contato com arquitetos, engenheiros, urbanistas e outros profissionais. “O mais gratificante do meu trabalho é poder ver o resultado dele. Quando eu saio pela cidade consigo identificar diversos empreendimentos que participei da elaboração da documentação”, explica Frias.
Mudanças das leis ligadas ao direito imobiliário
As leis do direito imobiliário passaram a ter mais relevância e devida atenção quando houve a falência da Encol, em meados de 1999. A empresa, na ocasião, deixou cerca de 40 mil clientes sem suas unidades autônomas. “Isso foi um marco. Um divisor de águas, abrindo os olhos do legislador e dos profissionais que atuam na área para a necessidade de consolidação e aperfeiçoamento da legislação”, explica a advogada. Esse movimento deu maior segurança aos compradores e ao mercado como um todo.
Em 2002, houve a alteração do código civil, que também acarretou em mudanças significativas, trazendo conceitos atuais ao direito civil e às negociações imobiliárias. “Nos últimos anos, tivemos diversas alterações legislativas. Eu destaco a lei 13.786/2018, a chamada Lei dos Extratos. Ela alterou a lei existente e regulamentou diversas questões relacionadas à compra e venda de imóveis, entrega de unidades, atraso na entrega das obras, na implementação das partes contratadas e devolução de quantias dos compradores. Quer dizer, todas as questões que vinham sendo discutidas em juízo, mas sem que houvesse uma uniformidade nas decisões”, destaca Lúcia.
Para quem quer seguir no direito imobiliário o conselho que a profissional dá é estudar sempre. “Com a pandemia aumentou a oferta de cursos à distância. Cursos, congressos, eventos, lives de forma online facilitou o acesso para quem busca uma especialização. A sugestão é não só procurar cursos ofertados pelas grandes universidades, mas também os ofertados por academias, associações, sindicatos e institutos. Eles oferecem conteúdos excepcionais e com a visão dos profissionais que estão no mercado”, indica a advogada.
O podcast Vozes da Lei pode ser acessado nas plataformas Spotify, Deezer, Castbox, Pocket Cast, Google Cast e Apple Cast.
o apoio do podcast “Vozes da Lei” é do 15 Cartório de Notas do Rio de Janeiro
*O VOZES DA LEI*
Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros escutam podcast diariamente. De 2018 para 2019, o número de ouvintes cresceu 67% de acordo com o estudo realizado pela Deezer. Aproveitando a crescente deste formato de conteúdo nasce o Podcast Vozes da Lei com o apoio do 15° Cartório de Ofício de Notas do Rio de Janeiro.
A proposta do podcast é convidar personalidades do mundo jurídico e legislativo para conhecermos melhor os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cumprimento da tão famosa justiça, feita pelos homens, que a cada vez mais se torna protagonista dos principais noticiários, e que durantes séculos sofre modificações e atenuantes.
Advogados, juízes, desembargadores e até mesmo ministros serão convidados para contar como esse diálogo entre o homem e a justiça é conduzido. Nossos entrevistados estão na mídia nacional e buscam em suas falas modernizar de acordo com a lei a justiça brasileira.
Três jornalistas estão no comando do PODCAST Vozes da Lei: direção e apresentação de José Ronaldo Müller, produção executiva de Patricya Reis Oliveira e edição de Jorge Ramos.
*QUEM FAZ*
Apresentação e direção: José Ronaldo Müller – jornalista de carreira consolidada no eixo Rio de Janeiro e São Paulo com mais de 15 anos de experiência. Com um currículo impecável com MBA em Film and Television Business, tem conhecimento de estética e fotografia e mídia digital. Trabalhou com inúmeros colunistas como Zózimo, Ibrahim Sued, Hildegard Angel e Ricardo Boechat. Seu site (www.zeronaldo.com) tem mais dez anos de conteúdo diversificado e exclusivo.
A produção executiva do podcast fica a cargo da jornalista Patricya Reis Oliveira, com mais de 26 anos de carreira, já trabalhou em grandes veículos da imprensa nacional, como TV e Revista Manchete, Revista Contigo, Ediouro entre outras. É especializada em RP Digital e relações com a mídia. Ajuda empreendedores e marcas a se conectarem com imprensa, influenciadores e clientes com as mídias tradicionais e digitais.
Na edição está Jorge Ramos que tem 30 anos de experiência na área de comunicação social atuando como âncora, narrador, comentarista e produtor. Está na EBC há 11 anos como comentarista esportivo na Rádio Nacional e TV Brasil, além da participação diária nos programas Bate Bola Nacional, Repórter Rio, No Mundo da Bola e Stadium.
Desde 2005 é âncora do programa Painel da Manhã, na Rádio Roquete Pinto, no ar de 2ª a 6ª feira, das 7 às 10h por 14 anos.
Jorge Ramos ganhou o Prêmio de Narrador mais Ouvido de 2017 pela U.Book e trabalha em parceria com Bruno Alex na edição sonora.