A livraria da Travessa do Shopping ficou pequena ontem para tanta gente que foi prestigiar o lançamento do livro “A Música e os Músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto”, da historiadora Silvia Lerner. A autora, que atualmente mora em Israel, é carioca e tem muitos amigos na cidade.
Depois de dez anos de pesquisa, a publicação inédita, a primeira do gênero no Brasil, chega às livrarias e aborda a música produzida durante o período do Holocausto, nos guetos, campos de concentração, campos de extermínio e também nas florestas, onde os guerrilheiros judeus se escondiam.
Com 375 páginas, o livro faz parte do amplo estudo de Silvia Lerner sobre a cultura durante o Holocausto. O atual livro chega às livrarias dois anos depois do sucesso da publicação “Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt” (2021), primeiro livro da série, no qual a historiadora abordou as artes visuais produzidas no único campo cultural do período, mas que acabou não tendo lançamento por conta da pandemia.
“A música, assim como outras atividades culturais, visava a ocupar as pessoas daquele ‘mundo’. Por não terem acesso às armas, acabaram se refugiando no mundo das artes como forma de manter sua integridade física e moral, como forma de resistência psicológica”, afirma a autora Silvia Lerner.
Fotos Gabriela Vingnon
Site da Livraria: https://www.travessa.com.br/
Voltar para a home aqui