André Esteves chairman do BTG Pactual faz palestra sobre “Perspectivas Econômicas” na ACRJ
Políticos, executivos e gestores de grandes empresas estiveram presentes no almoço do empresário, que contou com uma palestra do chairman do BTG Pactual, André Esteves, nesta sexta-feira (5), no Centro do Rio de Janeiro. O encontro foi uma realização da Associação Comercial do Rio de Janeiro em parceria com o cartório 15º Ofício de Notas.
A palestra teve mediação do jornalista William Waack e participação do prefeito Eduardo Paes.
O executivo fez uma análise da conjuntura política atual e iniciou um debate apresentando as semelhanças políticas do Brasil com os Estados Unidos. “Nosso país é muito parecido com os Estados Unidos, onde os extremos fazem muito barulho, mas no final quem decide é o Centro”, frisou.
Em seguida, André abordou os indicadores da atual política fiscal do Brasil.
“O país precisa gastar melhor e não mais. É preciso ter responsabilidade ao olhar para o futuro e criar condições adequadas para o crescimento. A questão do equilíbrio fiscal é básica. Ninguém aqui pode gastar mais do que ganha”, comentou.
Também esteve presente no evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que defendeu a necessidade de simplificação do sistema tributário atual.
André Esteves chairman do BTG Pactual faz palestra sobre “Perspectivas Econômicas” na ACRJ
Homenagem
Na ocasião, ele também foi homenageado como Empresário do Ano 2023 e recebeu a comenda Bicentenário do Visconde de Mauá, maior honraria concedida pela ACRJ. O presidente da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, ainda destacou alguns temas importantes para o Rio de Janeiro como a questão da segurança na cidade, que envolve os três poderes: Estado, município e União, “um problema do Rio de Janeiro e do mundo, mas o Rio tem sofrido muito com armas entrando pelas estradas federais no estado.
Precisamos de uma ação coordenada com o Governo Federal”. Também mencionou o trabalho conjunto das instituições, como Fecomércio, que junto com o Poder Público viabilizou a realização do WebSummit. Citou ainda o caso Galeão. “Quando o Rio se une encontra soluções. Mas precisamos resolver urgentemente a questão do Galeão”, completou.
Fotos Miguel Sá