• Post author:

 Existe algo mais legal do que um revival gastronômico. Um lugar que evoca memórias em vários sentidos.  Memorias do coração e do paladar. Isso só em Copacabana. Nosso bairro querido. E foi nessa pegada que aconteceu minha visita ao tradicional restaurante A Marisqueira. fazia anos que eu não ia a esse ponto de referencia da culinária portuguesa. 

Cheguei e foi logo recepcionado pelo Maitre Assis, figura lendária do restaurante com aquela elegância acolhedora, e hoje um dos sócios da casa.  Inaugurada em 1952, a casa foi toda reformada mantendo o clima vintage e o menu tradicional que conta com peixes, carnes e segue até o cabrito. 

Bolinho de bacalhau de entrada e um pouco da história do restaurante. Instalado há sete décadas no coração de Copacabana, o restaurante A Marisqueira é um símbolo da cozinha luso-carioca tão marcante na cidade. O bacalhau reina absoluto no menu, mas os pratos caseiros, de um dia a dia de tempos atrás, também estão lá: iscas de fígado, língua com purê de batatas e inúmeras sugestões do além mar. Sardinhas á portuguesa, como eu amo sardinha. Tem sopa de frutos do mar também, mas devido ao calor vamos deixar para a próxima estação. 

Há seis meses, o restaurante, incluindo salão, banheiros e cozinha, foi inteiramente reformado e ficou um tempo fechado. Reabriu na virada do ano para alegria de antigos e novos clientes. As porções são bem servidas em travessas, os garçons usam gravata borboleta, o couvert tem azeitonas, pão, manteiga e ovos de codorna que vem com um delicioso molho tártaro para acompanhar. Cherne, robalo e pescada vi passar e babei.

A Marisqueira

 

Os pratos principais são fartos, com ênfase nos peixes e frutos do mar: moqueca, caldeirada, filé de cherne com arroz de brócolis, arroz com camarões. Mas, o bacalhau é a estrela, junto com o polvo que pedimos com arroz de brócolis. Delícia total, mas fique de olho para o arroz de camarão que vem lindamente em um panela vermelha e bem no clima de Matosinhos, na região do Porto. A carta de vinho é ótima com vinhos do Alentejo e do Douro. 

Doces conventuais chegam na hora da sobremesa finalizando uma refeição que acerta em cheio. Ovos moles, pastel de Santa Clara, Toucinho do céu. Amo doces de ovos. Vou voltar mitas vezes.  Personagens típicos de Copacabana e muito mais. Vida longa à Marisqueira!

 

Fotos: João Mario

Maitre Assis

 

 

Arroz de Camarões