Bruno Big cria no Centro do Rio de Janeiro um dos maiores painéis artísticos verticais do mundo
Com 2.375 m², mural do artista Bruno Big foi pintado na fachada do Skylux By Tegra, novo prédio residencial nas proximidades da Praça Mauá
O Centro do Rio ganha de presente, neste domingo (29), um dos maiores painéis artísticos verticais do mundo. A nova atração turística da cidade, com 75 metros de altura e 2.375 metros quadrados, foi pintada pelo carioca Bruno Big na fachada do empreendimento imobiliário Skylux by Tegra, que está em fase final de obras na Rua Visconde de Inhaúma, número 80.
O mural é o maior já criado por Bruno Big, que é conhecido por outras intervenções artísticas grandiosas. Ao todo, 780 litros de tinta e 24 cores compõem a obra, cuja pintura demandou duas semanas de trabalho nas alturas. A arte pode ser vista por quem circula no Centro do Rio. Basta direcionar o olhar acima da copa das árvores.
“O Skylux é o primeiro residencial de alto padrão no âmbito do programa municipal Reviver Centro, que vem promovendo ações para a reocupação da região. O painel marca este novo momento, reforçando a riqueza cultural dessa área tradicional da cidade”, diz Marcelo Parreira, gerente geral de incorporação da Tegra Incorporadora no Rio de Janeiro.
O painel de Bruno Big valoriza a ligação dos cariocas com a natureza e flerta com o abstracionismo. Na obra, um farol, o céu, as montanhas e o mar do Rio mesclam-se em um entardecer e mergulham em um oceano de cores e formas fluídas, onde a vibrante vida marinha chama a atenção.
Marca artística
O mural na fachada do Skylux também compõe uma galeria de arte informal que fará parte do condomínio após a sua entrega, em 2024. As áreas comuns do residencial contarão com painéis assinados por nomes da cena de arte urbana, como Dafne Nass, Bernardo Magina, Rafael Uzai, João Lelo, Marcela Berrio e Bruno Br. A curadoria pelos murais foi realizada pela agência Instagrafite.
O Skylux by Tegra terá 322 apartamentos ao todo, incluindo studios e unidades de um quarto, com metragens variando dos 32 m² aos 61 m². O empreendimento, que também terá espaço para duas lojas, valoriza a relação dos moradores com o Rio urbano e vem atraindo pessoas que trabalham ou estudam no Centro, além de investidores. Um dos destaques do projeto é seu rooftop, que terá um bar com vista para a baía de Guanabara e uma piscina com um painel artístico exclusivamente criado para lá pelo Coletivo Muda. “Esse prédio é único na região, um legado do Rio cosmopolita”, resume Parreira.
SOBRE BRUNO BIG
Bruno Carneiro Mosciaro, mais conhecido como Bruno Big, é carioca, nascido em 1980 e se destaca por ser um artista multidisciplinar. Sua presença nas ruas é marcante, imprime em suas linhas a fluidez necessária, que traduz sua forte gestualidade e espontaneidade, além de um fluxo de cores e energia que fazem sua arte ter um movimento próprio, tornando-se a marca de seu trabalho.
Formado em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), é também especialista em História da Arte e arquitetura no Brasil, com estudos na área da gravura brasileira. O trabalho de Bruno Big já esteve presente em diversos locais do mundo: expôs em galerias em Paris e Nova York, entre outras metrópoles, e pintou painéis em Chicago, Paris, Amsterdam, Minsk e até Beijing, garantindo seu reconhecimento dentro e fora do país.