• Post author:

 Challenges Summit: Brazil-Saudi Arabia reuniu empresários e personalidades, como Bruno Gagliasso, para apresentar a potencialidade do Brasil para liderar a economia verde mundial

Da esquerda para direita, Oskar Metsavaht, da Osklen; Alexandre Allard, da Cidade Matarazzo; Patricia Ellen, da AYA Earth Partners; e o ator Bruno Gagliasso, que também é empresário ligado a marcas sustentáveis.
 Oskar Metsavaht, da Osklen; Alexandre Allard, da Cidade Matarazzo; Patricia Ellen, da AYA Earth Partners; e o ator Bruno Gagliasso, que também é empresário ligado a marcas sustentáveis.

 

São Paulo, agosto de 2023 – Aconteceu nesta terça-feira (01/08) no auditório da AYA Earth Partners, maior ecossistema para acelerar a economia de baixo carbono do Brasil, localizada no complexo Cidade Matarazzo, o Future Challenges Summit: Brazil-Saudi Arabia. O evento reuniu líderes visionários e criadores de tendências dos setores de inovação, meio ambiente, energia renovável e tecnologia para apresentar o Brasil para a Arábia Saudita como um país com muitos atrativos e que pode se tornar uma grande referência mundial na economia verde.

O encontro foi organizado pela Cidade Matarazzo, em parceria com a Sete Partners e foi coordenado pelo Head de Investimentos do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita, Abdulrahman T. Bakir, presente na summit.

Na abertura do evento, o fundador da Cidade Matarazzo, maior projeto privado de reurbanização com preservação do patrimônio histórico do Brasil, Alexandre Allard apresentou o movimento RE-GENERACAO (ou Re-Generation), pelo qual gerações unidas buscam soluções sustentáveis para o planeta de modo regenerativo e coletivo sempre guiado pela natureza. “Nosso movimento mostra que devemos ouvir o que a natureza nos ensina, colaborar com ela em tudo, mostrar que há beleza na transformação e que o verdadeiro luxo é incluir em vez de dividir”, diz Allard.

“Juntos, iniciamos uma jornada de mudança, plantando e alimentando as sementes de um mundo melhor que é mantido em colaboração com a natureza”, conclui Alex, que também é cofundador da AYA Earth Partners.

O evento também contou com a participação de Patricia Ellen, ex-secretária do Desenvolvimento do estado de São Paulo e cofundadora da AYA Earth Partners, coalizão que nasceu para apoiar a transição para uma economia regenerativa inspirada no conhecimento ancestral e que hoje conta mais de 50 membros entre empresas e entidades. “Nosso objetivo é trabalhar juntos para criar novas soluções para acelerar a economia de baixo carbono e enfrentar a crise climática. E neste cenário, o Brasil tem o potencial de assumir a liderança global da economia verde e atrair um volume muito maior de investimentos internacionais para nosso país”, afirma Patricia.

Um dos destaques do Summit foi o painel setorial de sustentabilidade, com moderação de Bruno Gagliasso (ator e empresário ligado a marcas sustentáveis) e participação de Oskar Metsavaht (Fundador da Osklen e do Instituto-e), Luis Justo (CEO do Rock in Rio – Live Nation), Adriana Feffer (Diretora do Amazonia Care) e João Marcello Gomes Pinto (Cofundador da Pachamama Investimentos).

O Summit apresentou, ainda, um painel sobre investimentos em energia renovável, com participação de Rafael Lucchesi, chairman do BDNES e outro sobre tecnologia, moderado por Everson Lopes, CEO da Light Capital.
 

Sobre a AYA Earth Partners
A AYA Earth Partners é o maior ecossistema de negócios de baixo carbono do país, reunindo empresas de todos os portes e segmentos, organizações do terceiro setor e especialistas de diversas áreas para compartilhar conteúdos e serviços e impulsionar a transição do país para uma economia de baixo carbono.

Liderada pela ex-secretária do governo do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, e pelo empresário Alexandre Allard, a AYA promove o encontro dos melhores pensadores e profissionais de cada setor, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções integradas e inovadoras para as empresas e com o objetivo de acelerar a capacidade de CEOs e outras lideranças empresariais de enfrentar os enormes desafios das mudanças climáticas, transformando custos em investimentos e retornos para as organizações.

Com atividades focadas em cinco importantes transições: alimentos e uso dos solos, estrutura financeira verde, economia circular e materiais, energia limpa e renovável e regeneração de florestas e bioeconomia, a AYA pretende contribuir para transformar o Brasil no líder mundial de uma nova economia e a primeira grande nação carbono neutro até 2030 e carbono negativo até 2050. A iniciativa tem como sede o AYA Hub, o espaço físico localizado na Cidade Matarazzo, em São Paulo. O local possui projeto sustentável e proporciona uma experiência única de contato com a natureza e troca de experiências e conhecimento entre os membros.

A AYA conta com mais de 50 parceiros comprometidos com a jornada de baixo carbono, incluindo Bradesco, iFood, CEBDS, Deloitte Brasil, FAS (Fundação Amazônia Sustentável), Gastromotiva, Mattos Filho, Pacto Global, Re. nature e SOS Mata Atlântica. A expectativa é que mais de 1000 profissionais desse ecossistema circulem pelo AYA Hub semanalmente, promovendo encontros e trocas orgânicas de experiências e informações.
 

Sobre a Cidade Matarazzo
Concebido no coração da capital de São Paulo, o complexo Cidade Matarazzo é o projeto privado de requalificação urbana mais relevante do país, com a integração da preservação do patrimônio histórico e da natureza. Localizado a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, reúne arte, cultura, hospitalidade, gastronomia, moda, bem-estar, diversidade e o melhor lifestyle da cidade.

O complexo lançado oficialmente em 2022 conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.

O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo.

Devido à sua grandiosidade, o projeto está sendo entregue em fases. Na primeira fase foi inaugurada a capela Santa Luzia, o Hotel Rosewood São Paulo, os restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e os bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – todos localizados dentro do hotel.

O Rosewood São Paulo possui 46 quartos no prédio da antiga maternidade – além de 104 quartos e 119 suítes privativas, que vão de 150 a 1.000 m2, na Torre Mata Atlântica. A torre acomoda inúmeras espécies de árvores, formando uma continuação vertical da área verde do complexo, que possui mais de dez mil árvores nativas da Mata Atlântica.

Recentemente, foi inaugurado o edifício corporativo que acolhe a empresa AYA Earth Partners, o maior ecossistema para acelerar a economia de baixo carbono do Brasil. Com mais de 50 membros nasceu com a visão de apoiar a transição para uma economia regenerativa inspirada no conhecimento ancestral.

Cada componente do projeto Cidade Matarazzo é proveniente do Brasil e segue práticas ambientalmente responsáveis. A preservação e a busca por operações neutras em carbono impulsionam cada aspecto do desenvolvimento do complexo, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo.

A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros. Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências. Outras informações clique aqui!

Voltar para a home aqui