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Clara Paulino além de Presidente da Fundação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma historiadora formada pela UFRJ e com vasto conhecimento da cultura nacional e da industria cultural. Clara tem uma dedicação impar ao Theatro municipal sua casa nesse momento, Paulino foi superintendente de Museus da Secretaria Estadual de Cultura entre 2016 e 2019 e presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS).

 Conversamos um pouco com clara Paulino para conhecer suas paixões e sobre 2024 no Theatro Municipal.

1. Clara Paulino, como historiadora e especialista em Administração Pública, o que mais te apaixona no Theatro Municipal?

 Com certeza a história desta instituição, que envolve não só o prédio, mas os corpos artísticos. Estamos falando do um patrimônio não só do Estado do Rio de Janeiro, mas nacional. O Theatro é uma referência nas artes e cultura, símbolo de um momento de modernização do nosso pais e com inúmeras curiosidades e fatos marcantes. Além disso, possui uma equipe qualificada e extremamente dedicada e amorosa com o que faz. É uma honra trabalhar aqui.

2.Desde o seu início da gestão, o mundo do entretenimento passou por uma crise com a pandemia da Covid -19. Como você atravessou esse período? No início da pandemia estava trabalhando como gestora do Museu da Imagem e do Som, na verdade, cheguei ao Theatro em Janeiro de 2021, no meio deste momento tão difícil para todos. Falo a todos que foi um momento de superação e aprendizagem.

Ao chegar no Theatro, conversei com a equipe e em conjunto pensamos em um processo gradual de retomada que não expusesse nem o público, nem os funcionários daqui. Também foi um período de nos apropriarmos de novas tecnologias que até hoje são utilizadas, como o tour virtual 3D, as lives e o podcast.

 3.Quais são seus novos projetos para 2024?

Em 2024, pretendemos fornecer cada vez mais programação de qualidade ao público, chegaremos com títulos sempre citados por nossos espectadores, além de outras surpresas que tornam o Theatro um espaço mais democrático e acessível. Além disso, venho me esforçado para que o TMRJ tenha produções próprias, com figurinos, cenários e coreografias desenvolvidas na casa e que podem não só serem repetidas como itinerarem.

Clara
Clara Paulino – Foto Daniel A. Rodrigues

 

4.A parte educacional, como as visitas das escola públicas ao Theatro, como são feitas e qual o efeito que você sente que fica sobre as crianças e adolescentes?

 Acredito que o Theatro é um espaço para todos, portanto as atividades infantis e jovens são sempre contempladas em nosso dia-a-dia. As visitas são agendadas via e-mail e realizadas por uma equipe qualificada para isso, o Setor Educativo. Temos desde colônia de férias e visitas brincadas, onde contamos a história do TM de forma mais lúdica e com brincadeiras, através de jogos de grande dimensão como jogo de tabuleiro, jogo da memória, jogo da velha e desenhos para colorir.

Tais atividades também compõem nossa exposição itinerante que já percorreu vários municípios do Estado. Por último, apresentamos o projeto Escola que trabalha com as esferas municipais, estaduais e federais de escolas públicas e começa 3 meses antes do espetáculo.

Clara Paulino – Foto Daniel Rodrigues

 

Neste são disponibilizados cadernos para os professores que trabalham a obra a ser assistida em sala de aula, assim os estudantes chegam ao espetáculo conhecendo o mesmo. No dia, a programação ocorre em horário escolar, às 14h, e os alunos recebem uma cartilha com a história e atividades para eles. É uma forma de desmitificar nossas linguagens artísticas e renovar nosso público. Temos felizmente tido um aumento dessas faixas etárias no Theatro, bem como temos recebido muitos pais que nunca tinham vindo ao Theatro também em nossas récitas. Para nós uma grande alegria, com certeza. 

Clara Paulino fala sobre sua paixão pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro e planos para 2024