Ontem (12/09) aconteceu a abertura da exposição “Simples/Sofisticado”, na galeria Galeria de Arte Ipanema. Segundo Paulo Venancio Filho, curador de exposição o conjunto de obras são uma reapresentação importante da obra de Paulo Roberto Leal, uma oportunidade ímpar de rever parte do seu legado, que dá prosseguimento à abstração geométrica pós neoconcretismo de uma maneira muito pessoal e, como o próprio artista costumava dizer, bastante lúdica.
Tendo realizado algumas importantes exposições do artista, a – inaugurada em 1971 com uma exposição de Paulo Roberto Leal – desta vez reúne mais de 20 trabalhos, a partir do dia 12 de setembro, data de abertura. Uma das precursoras do Modernismo e a mais longeva do Brasil, a galeria presta homenagem a Leal reunindo parte da coleção do acervo, entre pinturas e objetos, em um recorte que vai do final dos anos 1970 aos 1980.
Sua experiência anterior como artista gráfico deu intimidade para solucionar a ocupação de espaços especialmente bidimensionais, introduzindo uma certa liberdade cromática que imprime o clima do Rio de Janeiro dos anos 70, mais extrovertido, diferente do neoconcretismo dos anos 50.
À frente da galeria, Luiz Sève e sua filha, Luciana Sève, falam sobre a relevância deste evento na sua cronologia: “Para nós, da Galeria de Arte Ipanema, esta exposição do Paulo Roberto Leal é motivo de grande orgulho e entusiasmo”.
“Depois de 35 anos da última mostra conosco, Paulo continua sendo, através do seu trabalho, o mesmo jovem com quem convivemos: alegre e contagiante através de suas maravilhosas telas e esculturas. Temos muita satisfação em poder oferecer ao público o acesso às suas obras espetaculares”, afirmam.
Créditos do fotógrafo: Daniel Castelo Branco
SIMPLES/SOFISTICADO a exposição do artista Paulo Roberto Leal na Galeria de Arte Ipanema inaugurou ontem 12/09 com curadoria de Paulo Venancio Filho
Voltar para a home aqui