• Post author:

Exposição “Todas as Cores” do artista plástico TOZ no MAC em Niterói

 

O artista plástico Tomaz Viana – Toz, abre mostra individual no MAC de Niterói com mais de 20 obras inéditas e grande instalação exposta em Paris

Nesta exposição o personagem lúdico Vendedor de Alegria se destaca com a energia de suas cores e formas vibrantes trazendo vida, esperança e alegria ao atual cenário

Exposição TOZ - TOMAZ VIANA - MAC - Todas as cores
Exposição TOZ – TOMAZ VIANA – MAC

 

Quem é carioca ou costuma passear pela cidade com certeza já prestou atenção em algum desenho do artista plástico Toz Viana, dono de um dos traçados que mais se vê no Rio de Janeiro, que, desde os anos 90, alegra e enfeita as paredes e muros através de sua arte cheia de cores.

O baiano, que veio para o Rio de Janeiro ainda adolescente, já conquistou uma série de colecionadores, e hoje, devido à consagração do graffiti como obra de arte, mundialmente falando, desejam os traços do movimento em suas paredes.

 Ademar Marinho e Cammila Ferreira - Exposição TOZ - TOMAZ VIANA - MAC
Ademar Marinho e Cammila Ferreira – Exposição TOZ – TOMAZ VIANA – MAC

 

Para quem não sabe, Toz criou uma famosa família de personagens misturando referências quase universais do graffiti, da animação e os mangás japoneses, com seu mundo particular.

Sua produção ganha vida em telas, esculturas, instalações, painéis e muros ao redor do mundo, onde ficam claras as referências às estamparias de tecidos populares no Mercado Modelo e à profusão de cores da Baixa do Sapateiro de sua infância em Salvador.

O Vendedor de Alegria, um de seus principais personagens, representa uma realidade ensolarada, alegre, cheia de vida e alto astral, inspirado nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras com bolas coloridas. E é ele, o Vendedor de Alegria, que, pela primeira vez, será o epicentro da próxima mostra de Toz. A exposição “Todas as Cores”, com curadoria de Cammila Ferreira, tem abertura marcada para o dia 10 de junho e acontece no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Xenia D'Avilla e Bel Kutner
Xenia D’Avilla e Bel Kutner

 

O personagem foi escolhido para ser a figura central pois traz consigo boas vibrações e energias, surgindo na mostra com novos detalhes, ineditamente se conectando com seus próprios e múltiplos braços, se unindo em um só abraço, um forte abraço coletivo.

São mais de 20 trabalhos inéditos e uma intervenção no pátio externo que abordam múltiplas perspectivas do personagem central. Destaque para a instalação “O Vendedor de Alegria” de cinco metros e mil bolas em sua cabeça, que nunca foi exposta no Brasil, apenas em Paris, em 2015; e para a pintura que cobrirá o pátio externo do MAC.

 Analua e TOZ
Analua e TOZ

 

A mostra também conta com uma programação musical gratuita, com curadoria da Agência Insonia, que acontece aos sábados, no pátio externo do Museu. Os artistas MC Marechal e DJ Tamy se apresentarão na abertura, dia 10 de junho, das 14h30 às 17h. Além disso, em sábados alternados, Toz conduzirá visitas guiadas.

A exposição Todas as Cores conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

Thiago Oscar , Maria Estephania e a filha Thereza Kale
Thiago Óscar, Maria Estephania e a filha Thereza Kali

 

Sobre Toz:
O traço inconfundível de um dos artistas urbanos mais atuantes do Rio de Janeiro, Tomaz Viana, conhecido como Toz, estampa e projeta alegria e cores na cidade do Rio de Janeiro desde a década de 90. O baiano que adotou o Rio como cidade do coração, se formou em Design, e vem assinando sua arte impactante pelas paredes e muros, incluindo um painel de 30 metros na Rua Sacadura Cabral, e o muro do Hotel Marina, no Leblon.

 

Toz transpôs sua obra para as telas, esculturas e instalações, e já realizou uma série de exposições individuais. Em 2013, além de ter participado da sua primeira feira de arte internacional, a Brazilian Art Fair, em Miami, também lançou um livro compilando seus principais trabalhos. Em 2014, realizou sua primeira mostra institucional individual “Metamorfose” ocupando o Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2015, abriu sua primeira individual internacional, em Paris, com a Instalação “Vendedor de Alegria”. Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de graffiti indoor em Nova York e Hong Kong. Em 2018, realizou a individual Toz – Cultura Insônia na Caixa Cultural Recife.

Dora Vergueiro e Carol Barcellos
Dora Vergueiro e Carol Barcellos

 

Jeannile Crepon e TOZ
Jeannile Crepon e TOZ

 

 

Todas as Cores
De 10 de junho a 30 de julho de 2023.
Exposição individual de Toz Viana com curadoria de Cammila Ferreira no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Cammila Ferreira , Carla Lemos , TOZ , Bruna Magalhães e Monica Benicio
Cammila Ferreira, Carla Lemos, TOZ, Bruna Magalhães e Monica Benicio

 

Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Pátio – Aberto todos os dias, das 9h às 18h.
Galerias – De terça a domingo, das 10h às 18h (a rampa de acesso às galerias é fechada às 17h30).

Show
Ao sábado, 10 de junho, das 14h30 às 17h.
Ingressos
Inteiro: R$16,00 (dezesseis reais)
Meia-entrada: R$8,00 (oito reais) – é exigida a comprovação do direito ao benefício na bilheteria do museu. Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores

Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra e podem ser adquiridos online no site bit.ly/ingressoMACniteroi

Gratuidades: Estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), crianças de até 7 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas moradoras ou nascidas em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.

Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todas/os/es