Paulo Cesar Saraceni e Santos Dumont serão homenageados no festival, que será realizado de 23 a 26 de novembro na cidade serrana fluminense, com mostras, fóruns e oficinas
Uma das cidades históricas mais importantes do Rio de Janeiro está prestes a respirar cinema. E o verbo em questão não é mera figura de linguagem – pelo contrário. O Festival de Cinema de Petrópolis chega à sua oitava edição promovendo, em novembro, atividades que vão de exibições de filmes (entre longas e curtas) a painéis, oficinas, fóruns e homenagens a importantes figuras e efemérides relacionadas ao cinema e à cidade serrana fluminense.
O evento acontece entre 23 e 26 de novembro e, pela primeira vez, abre inscrições para longas inéditos. As inscrições encerram-se no dia 30 de outubro e podem ser feitas através do link https://mostra.fstvlpetropolis.com/, onde estão também informações para realizá-las. O Festival de Cinema de Petrópolis tem patrocínio da Caixa Residencial, das Águas do Imperador e da Prefeitura de Petrópolis com realização da Pacheco Monteiro Produções e do Ministério do Turismo.
A programação do festival vai ocupar o Cine Show Petrópolis, conjunto de salas recém-inaugurado no Pátio Petrópolis Shopping, e no Centro de Cultura Raul de Leoni. Neste, ocorrerão os painéis, fóruns de negócios e as oficinas. O diretor e produtor cinematográfico Paulo Cesar Saraceni (1932-2012) e o pai da aviação Alberto Santos Dumont (1873-1932), ilustre morador da cidade e que completaria 150 anos, serão homenageados no evento assim como os 180 anos de Petrópolis.
A formação de plateia é uma das bandeiras levantadas pela iniciativa, que terá também programação voltada ao público infanto-juvenil. Um dos projetos contemplados é o Capacitando para o Futuro, que promove oficina de audiovisual através do uso de aparelho celular com alunos da rede pública de ensino. A oficina, já em curso, é ministrada pelo cineasta e fotógrafo Lucas Zappa.