“A galeria continuará com as portas abertas por um bom tempo!”, antevia o artista Anderson Thives, em meados do ano passado. Foi em janeiro de 2022 que ele e sua parceira e também idealizadora do projeto, a arquiteta Aline Araújo, inauguraram a Galeria Provisória, temporariamente, (como o próprio nome indicava), no coração de Ipanema. Indicava, pois sua efemeridade durou pouco.
Na primeira ocupação, trouxe uma retrospectiva da carreira de Thives, com cerca de 40 peças abordando mostras realizadas desde o início de sua trajetória, assim como projetos recentes abrangendo previews de novas exposições e instalações. Tudo foi se consolidando a ponto de culminar em uma versão “pop-up”, em agosto, no Botafogo Praia Shopping. Aliás, essa é a proposta: levar a Provisória para outras cidades ao redor do mundo.
E o intrépido Thives não para. Com a ideia inicial de reunir arte, moda, música e muita diversão, a Provisória acabou ocupando seus dois andares e o mezanino, se consolidando como celeiro para divulgar novos talentos de diversas nacionalidades. Hoje, dispõe de nichos instagramáveis que reproduzem um jardim sensorial – com direito a cheiro de floresta e canto de pássaros, inclusive – e instalações imersivas. O mezanino, ou o “Céu” como foi batizado, reproduz cômodos desconstruídos de uma casa (cozinha, quarto, banheiro e sala), um convite à reflexão interna de cada um.
A galeria também foi palco de lançamento de livro e revista, desfiles e utilizada como ateliê promovendo interações in loco com o público, que pode acompanhar em tempo real as criações de alguns artistas, como Miguel de Sender, o grafiteiro Andrea Brandani e o próprio Thives.
Uma das novidades já anunciadas é o lançamento de NFTs (Non-fungible tokens ou Tokens não fungíveis) de “Ursinhos Carinhosos” com mensagens pouco convencionais, marca registrada dos trabalhos de Thives. O calendário de comemorações inclui eventos pontuais realizados ao longo de todo o mês, começando no dia 14 de janeiro, com os já tradicionais sunsets promovidos por ele.
“Isso é só o começo, pretendemos expandir nossas divisas”, brinca ele – sem deixar de falar sério.
A importância de ocupar espaços ociosos com arte
Idealizada pela arquiteta Aline Araújo em parceria com Thives, a galeria inaugurou no início de 2022, numa loja desocupada, disponível para alugar, que pertence à família de Aline. Sua efemeridade estabelecia, na ocasião, uma analogia com os tempos de pandemia.
“Como o Rio de Janeiro vem sofrendo bastante com lojas e estabelecimentos comerciais encerrando suas atividades, é importante que os proprietários façam este movimento de ocupação de seus imóveis de alguma forma enquanto não alugam novamente. E ocupar com arte, mesmo com um projeto provisório como o nosso, nos dá muito orgulho”, diz Aline Araújo.
Serviço:
Galeria Provisória
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 284 – A, Ipanema.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, das 13h às 19h.
Contatos: @galeriaprovisoria / @andersonthives