O musical “Uma declaração de amor – 40 anos de saudades” é uma justa homenagem à cantora Clara Nunes.
Levar ao grande público, principalmente, às novas gerações que não tiveram o privilégio de assistir a esta cantora magnífica é motivo de orgulho e grande responsabilidade.
Clara foi uma cantora genial, dona de uma voz belíssima, generosa e inconfundível. Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, ou Clara Nunes, foi a sétima filha do casal Manuel Pereira de Araújo e Amélia Gonçalves Nunes. Cresceu em ambientes humildes: seu pai era marceneiro na fábrica de tecidos Cedro & Cachoeira, conhecido como “Mané Serrador”, e também violeiro e participante das festas de Folia de Reis.
Manuel faleceu vítima de atropelamento em 1944, e sua esposa entrou em depressão e faleceu de câncer em 1948. Aos seis anos, Clara já era órfã de pais, sendo criada por sua irmã Maria, apelidada de Dindinha, e por seu irmão José, conhecido como Zé Chilau. Nessa época Clara participava de aulas de catecismo na matriz da Cruzada Eucarística, e cantava ladainhas em latim no coro da igreja.
Clara cresceu ouvindo cantoras como Carmem Costa, Ângela Maria e, principalmente, Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira, das quais reconheceu a influência. No entanto, desenvolveu um estilo próprio. Em 1952, ainda menina, venceu seu primeiro concurso de canto, realizado em sua cidade, interpretando “Recuerdos de Ypacaraí”. Como prêmio, ganhou um vestido azul. Aos 14 anos, para ajudar no sustento do lar, Clara ingressou como tecelã na fábrica Cedro & Cachoeira, a mesma para a qual seu pai havia trabalhado.
Sua voz de timbre majestoso, seus gestos delicados, seu jeito doce e sorriso constante; fizeram de Clara Nunes uma cantora única, imortal, amada e reverenciada até hoje, 40 anos depois da sua partida.
Os grandes compositores Paulo César Pinheiro, Mauro Duarte e João Nogueira uniram-se para compor a canção “Um ser de luz”, em homenagem à Clara Nunes depois da sua viagem para morar com as estrelas, como diz a letra do samba.
A letra de “Um ser de luz” relata com maestria quem foi ou quem é Clara Nunes. É só “viajar” na beleza dos seus versos pra saber por que o canto e a alegria deste “sabiá” fazem tanta falta e continuam ecoando em nossos ouvidos.
Os que não conhecem o vasto, rico e belíssimo repertório gravado por Clara Nunes terá a oportunidade de ouvi-lo na voz da grande cantora e atriz Bruna Pazinato.
Fotos Cristina Granato
Ficha técnica:
Roteiro e direção: Francisco Nery
Direção musical: Nico Rezende
Direção de produção: Ernaldo Santini
Cenografia: George Bravo
Figurinos: Letícia da Hora
Iluminação: Adriana Ortiz
Arranjos: Nico Rezende e Zeh Netto
Direção de movimento: Sueli Guerra
Assistente de direção: Wagner Brandi
Assistente de direção musical: Zeh Netto
Cenotécnica: Humberto Silva e
Humberto Silva Jr.
Designer gráfico: Paulo Cordeiro
Assessoria de Imprensa: Julyana Caldas
Elenco:
Clara Nunes: Bruna Pazinato
Hebe Camargo: Bruna Campello
Chacrinha: Gilson Gomes
Santa Clara: Amanda Ramos
Santa Bárbara: Tina Villela
São Jorge: Felipe Portella
São Francisco de Assis: Caio Passos
Serviço:
Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea – tel: 2274-9696
Temporada: 10/08 a 10/09
Horários: quinta, às 18h / sextas e sábados, às 20h / domingo, às 19h
Duração: 1h30 min
Classificação: 12 anos
Gênero: musical
Voltar para a home aqui