A Aníbal de Mendonça, famosa rua do Rio de Janeiro, estava movimentada na noite de segunda-feira, dia 6. O motivo foi a inauguração do La Fiorentina, tradicional restaurante carioca frequentado, desde 1957, por artistas, celebridades, intelectuais e políticos.
Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho pilotaram a lista de convidados. Desde que fechou o endereço histórico, no Leme, em fevereiro deste ano, os cariocas ficaram desolados.
Mas o espírito da casa permanece o mesmo: paredes e pilastras do salão são decoradas com autógrafos e fotos de atores, músicos, jornalistas, escritores e artistas plásticos. As que estavam registradas no antigo endereço, por nomes célebres como Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Nara Leão, Pelé e Anitta, foram reproduzidas no local em forma de papel de parede. Mais de cem fotos do antigo acervo também foram levados para a unidade. Sem falar no cardápio, onde as estrelas dão nome aos pratos, como o Ravióli di Burrata Paolla Oliveira e o Rigatoni com Linguiça Toscana Marcos Caruso.
“O La Fiorentina significa muito para a cidade. Ele tem uma ligação profunda com o jeito, o estilo e a alma do carioca”, conta o empresário Omar Peres. O restaurante, que também inaugurou recentemente uma unidade na Barra, foi tombado pelo prefeito Eduardo Paes, em julho do ano passado. Um ano antes, o restaurante foi decretado como patrimônio imaterial da cidade pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), da prefeitura.
Instagram: https://www.instagram.com/restaurantelafiorentina/
Voltar para a home aqui