• Post author:

Javier Perianes, pianista ibérico de relevância internacional, ganhador do Prêmio Nacional de Música da Espanha em 2012, nomeado Artista do Ano nos Prêmios Internacionais de Música Clássica (ICMA) em 2019 e artista exclusivo do selo Harmonia Mundi, é a próxima atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais, na segunda-feira, 23 de outubro, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa, obras de Manuel de Falla, Debussy, Albéniz e Granados.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e co-realização da Stretto, Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem apoio da PwC Brasil. 

Javier Perianes o pianista de gosto impecável é a próxima atração da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais

Descrito como “um pianista de gosto impecável e refinado, dono de um toque caloroso” pelo The Telegraph, a carreira internacional de Javier Perianes alcança os cinco continentes, levando-o a alguns dos locais mais prestigiados do mundo, tocando com maestros como Barenboim, Dutoit, Dudamel, Mehta, Maazel, Frühbeck de Burgos, Harding, Temirkanov e V. Petrenko, entre outros.

Perianes trabalhou com maestros renomados, incluindo Lorin Maazel, Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Rafael Frühbeck de Burgos, Jesús López Cobos, Antoni Wit, Daniel Harding e Vasily Petrenko. Destaques recentes e futuros incluem apresentações com a Filarmônica de Israel sob a direção de Zubin Mehta, incluindo uma apresentação no Festival de Lucerna, a Sinfônica do Novo Mundo dirigida por Michael Tilson Thomas, a Filarmônica de Londres e a Sinfônica de São Paulo com Eduardo Portal, a Orquestra Sinfônica de Tóquio com Hiroshi Kodama, Filarmónica de Varsóvia, bem como recitais em Tóquio, na série Scherzo de Madrid, no Tonhalle de Zurique e no Festival Noites de Dezembro de Moscovo.

Apresentou com orquestras como Wiener Philharmoniker, as orquestras sinfônicas de Chicago, Boston, São Francisco e Atlanta, Orquestra de Cleveland, Filarmônica de Nova York, Filarmônica de Londres, Filarmônica de Israel, Sinfônica de Londres e Orquestra de Paris, entre outras.

Músico de câmara natural e entusiasta, colabora regularmente com a violista Tabea Zimmermann e o Quiroga Quartet e se apresenta em festivais como BBC Proms, Lucerne, Argerich Festival, Salzburg Whitsun, La Roque d’Anthéron, Grafenegg, Prague Spring, Ravello, Stresa, San Sebastian, Santander, Granada, Vail, Blossom, Ravinia e Ilhas Canárias.

Gravando exclusivamente para Harmonia Mundi, Perianes tem uma discografia diversificada que vai desde Beethoven, Mendelssohn, Schubert, Grieg, Chopin, Debussy, Ravel e Bartók até Blasco de Nebra, Mompou, Falla, Granados e Turina. 

Javier Perianes
Javier Perianes

 

Perianes foi aclamado pela crítica por suas gravações em Harmonia Mundi de Impromptus e Klavierstücke de Schubert,[5] Mendelssohn[6] sonatas para teclado de Manuel Blasco de Nebra e Música Callada de Federico Mompou. Em setembro de 2011, lançou nesta editora um disco dedicado à música para piano de Manuel de Falla, incluindo uma gravação ao vivo de Noites nos Jardins de Espanha com a Orquestra Sinfónica da BBC sob a direcção de Josep Pons. 

A temporada 2023/24 apresenta uma série de concertos de alto nível, incluindo as estreias nos EUA e no Canadá de Ephemerae de Jimmy López Bellido com a Orquestra de Filadélfia e a Orquestra Sinfônica de Montreal, e a estreia mundial de um novo concerto de Francisco Coll com a Orquestra Filarmônica de Londres e a estreia canadense com a Orquestra Sinfônica de Toronto.

Outros destaques incluem Royal Concertgebouworkest, Orquesta Nacional de España, Filarmônica de Bruxelas, NDR Radio Philharmonie, Orquestra Sinfônica de Norrkoping, Sinfônica da Islândia, Orquestra Sinfônica de Berna e peça/direção Orquestra de Chambre de Paris, Orquesta Ciudad de Granada, Orquestra de Câmara Franz Liszt e Orquesta Sinfonica do Principado das Astúrias.