LAB de Moda celebra criatividade
O LAB de Moda 2023 coloca na passarela, no próximo sábado (1º de julho), as coleções idealizadas e executadas por 63 mulheres do Morro dos Prazeres no Rio de Janeiro apoiadas pelo Instituto Dona de Si. Os desfiles acontecem nas áreas interna e externa do Casarão dos Prazeres, em Santa Teresa, a partir de 11h.
Além de aulas com educadoras e uma mentora do instituto, essa edição contou com aulas extras ministradas pela alta liderança da Animale com o propósito de acelerar a jornada e os conhecimentos dessas mulheres em aspectos comerciais, marketing, estamparia, estilo e comunicação. A ideia é que através dos conhecimentos adquiridos, as participantes possam ter oportunidades de geração de renda e empreendedorismo.
Fundado pela atriz Suzana Pires, o Dona de Si atua na capacitação de mulheres em modelagem, leitura de moldes, corte, adereços, alfaiataria, processo criativo, história, moda sustentável e styling.
O instituto conta com o investimento social da Animale, única marca de moda do mundo embaixadora do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Na prática, o pacto representa o compromisso da marca com a equidade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.
– Nosso objetivo é investir em iniciativas que fomentem a educação, o empoderamento e a emancipação de meninas e mulheres em diferentes ecossistemas. Vê-las expondo suas coleções é uma grande conquista e mostra que estamos conseguindo gerar impactos positivos na vida dessas mulheres e de suas famílias através da moda, avalia Eloá Corsatto, coordenadora de Sustentabilidade da Animale.
LAB de Moda
Semírames Almeida de Santana Soares, 30 anos, moradora do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro
Nascida em Salvador, na Bahia, Semirames Almeida de Santana Soares, de 30 anos, se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança, aos cinco anos de idade. Ela é uma das inúmeras mulheres do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, apoiadas pelo Instituto Dona de Si, fundado pela atriz Suzana Pires. Mira, como é conhecida na comunidade, trabalhava com costura criativa, fazendo bolsa e nécessaire, quando conheceu o instituto. Participou da turma piloto do LAB de Moda e lembra como sua vida prosperou desde então.
“Nas aulas com os colaboradores da Animale fomos aprendendo a fazer acabamento fino de roupa, costuras à mão, modelagens de peças mais elaboradas. Com isso, conseguimos entregar trabalhos mais primorosos, roupas lindas”, conta. Assim como outras mulheres apoiadas pelo Instituto, ela já era uma empreendedora, mas não tinha consciência. De um ano pra outro sua vida mudou muito, ela viu sua renda aumentar e hoje é responsável pela maior renda da família.
No desfile do LAB de Moda do próximo sábado (1º de julho), na Casa dos Prazeres, Mira vai apresentar dois looks drapeados em cores vibrantes, mesclando os estilos clássico e sensual. Ela não conta todos os detalhes para manter a surpresa, mas adianta que uma das composições será de blusa e saia bufante.
Atualmente, ao lado da amiga Janice Delfim, outra moradora do Morro dos Prazeres apoiada pelo Dona de Si, é uma educaDONA. Além de atuar junto às oficinas, busca sempre incentivar que as mulheres busquem realizar seus sonhos adormecidos, seus desejos e vai exercitando o empoderamento feminino no seu dia a dia. Mira já está trilhando seu caminho, trabalhando como costureira em desfiles e se planejando para fazer faculdade de moda.
Janice Delfim, 40 anos, moradora do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro
Moradora do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na capital fluminense, Janice Delfim, de 40 anos, conheceu o Instituto Dona de Si, fundado pela atriz Suzana Pires, no fim de 2020, em meio à pandemia da Covid-19. Ela trabalhava com alimentação, fazendo comida saudável e vendendo para moradores do Morro dos Prazeres e pelo perfil Diva Delícias, no Instagram.
Pensando nessa época, Janice lembra que já era uma empreendedora, mas não tinha consciência disso e ainda não contava com o conhecimento que viria com sua participação nas ações realizadas pelo instituto. Foi a primeira mulher do Morro dos Prazeres a fazer a Jornada Transformadora Dona de Si e, a partir daí, foi se envolvendo nas atividades de maneira de maneira cada vez mais ativa.
“Numa conversa com a (atriz) Suzana (Pires) falamos sobre Santa Teresa, o perfil artístico do bairro e um chamado que eu sentia para o mundo da moda. Eu já conhecia o Casarão dos Prazeres e tive a ideia de uma parceria com o Dona de Si que pudesse ajudar de alguma maneira as mulheres da comunidade”, conta Janice.
Os primeiros resultados dessa conversa vieram em seguida. O Instituto fechou uma parceria com o Casarão e teve início o LAB de Moda, com oficinas sobre modelagem, leitura de moldes, corte, adereços, alfaiataria, processo criativo, história, moda sustentável e styling.
Quando a Animale passou a apoiar o Dona de Si, os colaboradores da marca começaram a atuar com monitorias no LAB. “Aprendemos a importância da sustentabilidade, do descarte correto de resíduos, de como aproveitar as sobras, a coloração natural e muito mais. Eu costumo dizer que aqui a gente costura a vida. Enquanto aprendemos, falamos de tudo, de marido, de filhos, de amor, uma mulher motiva e ajuda as outras e vai se encontrando em uma das profissões do mundo da moda”.
Atualmente, Janice é uma educaDONA do Instituto Dona de Si e uma das responsáveis pelo LAB de Moda. Por meio de uma escuta ativa, ela acompanha de perto as oficinas, as alunas e os professores, e trabalha para levar as mais variadas necessidades que surgem ao instituto e outros parceiros envolvidos no projeto.