“Leonilson e a Geração 80” abre com delicioso brunch na Pinakotheke Cultural em Botafogo
Nem a chuva atrapalhou o entra e sai de convidados da abertura da exposição “Leonilson e a Geração 80“na Pinakotheke Cultural, em Botafogo. Nas pinturas, o clima efervescente e criativo do Parque Lage que até hoje tem como referencia a incriável Geração 80.
A Geração 80 era um grupo de recém-saídos das principais escolas de arte do Rio de Janeiro e de São Paulo, muitos se apropriaram das ideias em circulação no cenário internacional de então, vinculadas ao que foi chamado de ‘retorno à pintura’, propalado por vanguardas como a bad painting norte-americana, o neoexpressionismo alemão e a transvanguarda italiana.
As ideias da pintura alemã ‘fizeram a cabeça’ dos artistas paulistas, formados por professores vinculados à arte construtiva e conceitual da década de 1970, sobretudo do grupo conhecido como Casa 7, o que deu origem a uma ‘pintura conceitual’ influenciada pela arte povera (arte pobre) italiana.
A exposição se compõe em dois módulos que resgatam o clima irreverente e instigante do que se passou a chamar “Geração 80” : Uma parte, a obra do artista cearense Leonilson e a outra de seus colegas contemporâneos. No pátio, ao ar livre com visão frontal para o Cristo Redentor, buffet da chef Adriana Mattar com espumante Casa Valduga e macarrons.
Fotos Marco Rodrigues