• Post author:

Faixa é o primeiro single de álbum de estreia, “Leo from Rio”, nomeado com seu apelido na comunidade de Los Angeles, e tem clipe dirigido pelo premiado cearense Lucas Paz

 

Sonia Santos, Leopold Nunan e Ana Gazzola

O cantor carioca radicado em Los Angeles Leopold Nunan lança o primeiro single de seu disco de estreia, o coco “Quem é teu baby?”, com participação da lendária cantora brasileira Sonia Santos, sucesso da Som Livre, das trilhas das telenovelas da Rede Globo e do Fantástico, nos anos 70, e sua companheira e também cantora Ana Gazzola. Leopold herdou de seu pai um disco de vinil da artista, “Crioula”(1976), e a encontrou, anos depois, em Los Angeles, em seu trabalho como dublador profissional.

 

Assim como o presidente Lula subindo a rampa para a posse, Leopold, que é portador da rara síndrome Charcot-Marie-Tooth (CMT), grupo hereditário de doenças do nervo periférico que afeta movimentos e sensações nos braços e nas pernas, levanta a bandeira contra o capacitismo com uma escalação de elenco pautada na diversidade, com Pessoa Com Deficiência (PCD), indígena da tribo Isleta Pueblo, do Novo México, com vestes da tribo brasileira Kamajura, gays, lésbicas, pessoas trans, pessoas de cor (Person Of Color/POC) e amantes de animais e plantas. O filme é dirigido pelo premiado cineasta cearense Lucas Paz.

 

O encontro de Leopold, Sonia Santos e o LP de “Crioula”

 

O álbum, “Leo from Rio”, batizado com a forma como é chamado pela comunidade de Los Angeles, chega ao streaming ainda este ano, traz nove canções, a maioria compostas pelo carioca Beto Brown, parceiro de Leopold no single sobre a causa indígena brasileira “Banzé” (2019). No álbum, gravado remotamente, na pandemia, todos arranjos e todos os instrumentos estão a cargo do prodígio mineiro Alberto Menezes.

 

O álbum é uma homenagem ao pai de Leopold, o médico cirurgião e professor Virmar Ribeiro Soares, piauiense morto há sete anos que deixou, no testamento, mais de 300 raros discos de MPB, com bolachas de Sonia Santos, Azimuth, João Donato, Tamba Trio, Elza Soares, Jorge Benjor, Dicró, Jovelina Pérola Negra e mais. O volume é um mergulho na Música Popular Brasilera (MPB) a partir da visão de um artista com trajetória na música eletrônica e terá, como bônus, vários remixes de artistas como  Karan! e Marcão Rezende, a partir da próxima sexta (27).

O álbum foi financiado com recursos da Music Forward Foundation e Citibank, que selecionaram dez projetos LGBTQIA+ de artistas imigrantes e POC entre mais de 250 mil propostas.

 

O clipe foi inteiramente filmado em Los Angeles, na Wilshire Boulevard, na fachada em camadas do Petersen Automotive Museum, no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), na obra “Urban Light”, uma floresta de luzes da cidade criada pelo artista Chris Burden, no Cherry Soda Studios e em parque de diversões da The Official Summer Fair of LA, no subúrbio. “Esse vídeo é uma ode ao amor de todas as formas, à diversidade, às minorias, à comunidade negra, à comunidade LGBTQIA+, aos diferentemente capazes, aos amantes dos bichos e das plantas; aqui brincar e amar não é proibido, amei conceber e dirigir este trabalho tão rico em significado” afirma o cineasta.

 

Com o marido, o americano Thomas Soveg, e o cão Dillon Davis II, adotado de um canil aonde estava prestes a ser executado

 

Uma primeira versão do clipe de “Quem é teu Baby?” fez sua pré-estreia em novembro, na noite de abertura do 15th Los Angeles Brazilian Film Festival, no Harmony Gold Theatre em Los Angeles, na mesma noite de exibição do longa “Eduardo e Mônica”, de Rene Sampaio. O financiamento de guerrilha do clipe tem boas histórias. Leopold levantou US$ 15 mil com a participação em dois programas de TV.

Depois de ganhar três televisores no programa de trocas “Let’s make a deal”, com Wayne Brady, na CBS,  ele pregou uma peça no marido, o americano Thomas Soveg, com quem vive há 12 anos, no show “The Prank Panel”, com Jhonny Knoxville, na ABC. “Fingimos que eu tinha um filho, no Brasil, e eles arrumaram uma brasileira e uma criança para representar tudo comigo”, conta o artista, que aproveitou para oficializar a união com o que sobrou do prêmio. O figurino, feito com resíduos retirados do lixo, é uma homenagem a Arthur Bispo do Rosário, e há também referências à capoeira e aos bate-bolas do carnaval dos subúrbios cariocas.

 

 

O primeiro single é um coco, gênero musical e dança típicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na gravação da faixa, foi usado o instrumento africano Djembe. O disco tem clima de carnaval e traz marchinhas, coco, enfim, world music afrocarioca. 

“Moro na cidade mais gay do mundo, West Village, distrito de Los Angeles, e me sinto abraçado pela comunidade. Sinto que, agora, é uma responsabilidade representar o Brasil aqui nos Estados Unidos, preenchendo uma lacuna e seguindo os passos de Ana e Sonia”, analisa Leopold.

 

 

Leopold Nunan

 

Mais sobre Leopold Nunan

Cantor, compositor, bailarino, ator e dublador, Leopold Nunan, também conhecido como Leo From Rio, começou a carreira musical com 19 anos, no Rio, com o lançamento de “I’ve Got it”, pela Utter Records, de Andre Gismonti. 

Outros lançamentos musicais foram“Ballin’ in Beverly Hills”, tratado sobre ostentação com a drag queen carioca radicada em Nova York Pietra Parker,  “Banzé”, com a gravadora australiana “Wile Out”e o líder do Xingu Anuiá Amary, “Feeling like myself again”, com clipe gravado no Rio com a participação de Lorna Washington,  o divertido Multiple Personality, no qual faz 47 trocas de looks no videoclipe, “Got to be strong”, o funk “Bate Bum Bum”, com clipe gravado em Los Angeles.

Ele também fez, ainda no Brasil, trajetória no ballet moderno, participando de peças premiadas com Prêmio Sharp e Coca Cola de Teatro, como “Hair” e “Sweet Charity”. Leopold já cantou com Lady Miss Kier, do Deee Lite, Chaka Khan e Sheila E. no icônico Long Beach Gay Pride. Foi o favorito dos fãs no hit show do Food Network, de duas temporadas do hilário reality show “Worst Cooks in America”. No Brasil, ele cantou no programa “Amor e Sexo” de Fernanda Lima, fazendo uma homenagem histórica a Cazuza.

Leopold é dublador. É dele a voz do personagem Walescu na dublagem da telenovela colombianaChica Vampiro” (Gloob). 

 

FICHA TÉCNICA

 

Track

Vocais: Leopold Nunan, Sonia Santos, Ana Gazola e Ângelo Metz 

Composição: Beto Brown

Arranjo e todos os instrumentos: Alberto Meneses

Djembe: Felipe Fleury

Master and mix: Lucio K

Vocais arrangement: Angelo Metz

Vocais Gravados no Flower Power Studios – Los Angeles

 

CLIPE

Direção: Lucas Paz

Direçãode fotografia: Will Cook

Edição: Gui Bonini 

Coreografia: Leopold Nunan

Figurino e moda: Leopold Nunan

Make up Alfred Mercado

Make up assistant Stephanie Sanchez

Produção de set: Robbie McDonald 

PA and stills: Michelle Souza

Cast: Henry Gollette-Baez, Tish Beckman, Robbie McDonald, Emmett Preciado, Cynthia Vasconcelos, Elielson Vasconcelos, Marcio Barreto, Chris Law, Delia Rawdon, Sarah Marie, Quinn Rawdon, Brian Frank, Andy Arias, Alegria De La Luz, Batuhan Aslan, Chun Arisco Wang, Quebrado, Elizabeth Pina, Rachel Leal,  Thomas Soveg e Dillon David II 

Figurinos: Barabas, Hamlet Adonis, Patricia Kamajura e M Stoltz. 

Bate Bolas: União De Realengo, Kuka de Realengo e Avita. 

Envio international de figurino: 

Shot at: Cherry Soda Studios, LACMA, State Fair, Petersen Museum

 

Para saber mais

Leopol Nunan

SiteSpotifyYouTubeFacebookInstagramTwitter