O historiador francês Germain Bazin, fascinado pela obra do Aleijadinho, afirmou que Deus aparece pela última vez na arte do Ocidente pelas mãos estropiadas de um mestiço brasileiro. Mas Jesus Cristo ressuscita, ainda agora, na pintura de Mário Mendonça. A paixão da temática cristocêntrica faz com que, ao longo de meio século, Jesus reapareça, em sucessivas imagens, nessa singularíssima criação plástico-visual.
Nascido no Rio de Janeiro, cidade com a qual divide o amor por Tiradentes, a antiga São José del-Rei, onde criou um belo museu, o artista sempre se dedicou à figura do Cristo. De tal modo dá-se essa fixação que a sua fisionomia pessoal plasmou muitas vezes a imagem predileta. Identifica-se no retrato do Senhor tornado espelho da alma.
Mendonça mantém, pela via pulchritudinis, a ligação luminosa com o sagrado. O arauto da Boa Nova arrebata-o e se projeta, reiteradamente, em diferenciadas interpretações, mas tocadas, todas elas, pelas características peculiares do pincel do artista. A partir de ícones dos primórdios, ele chega ao “vero ícone” espelhado em suas verônicas.
Quatro faces de Cristo de grandes dimensões apresentam-se na Cidade das Artes. Como no sudário, o rosto do Mestre transparece na pintura sob o impacto de uma transposição mística. A visualidade concebida pelo artista evidencia o domínio técnico, mas emerge, tal como Bazin identifica no Aleijadinho, de uma força interior movida pelo primado espiritual. “Penetrei onde não soube/ e fiquei não o sabendo,/ toda a ciência transcendendo”, diz um poema de São João da Cruz, e o pintor da Sagrada Face retira desse mais profundo sentimento o retrato sonhado. Seu próprio coração cadencia o movimento do gesto sobre a tela.
A Última Ceia, de 1968, remete o espectador aos momentos iniciais da trajetória do pintor, em cujo percurso referenciam-se trabalhos da década de 1980, a fim de que se tenha uma ideia do conjunto da obra. Don Quixote tem o condão de levar Mário Mendonça da Estrada de Emaús para os campos da Mancha, mas logo ei-lo de novo às portas de Jerusalém para pintar mais um flagrante do Pastor que saiu a semear a palavra.
“Mário Mendonça – A paixão da imagem”
A contemplação do Cristo faz de Mário Mendonça uma expressão admirável da arte sacra no Brasil. Na lista dos diversos templos em que trabalhos de sua autoria podem ser encontrados, acham-se a Igreja da Ressurreição, entre Copacabana e Ipanema, e a Capela do Bom Jesus da Pobreza, em Tiradentes. Nesta, a Via Crucis revela a originalidade dos recortes praticados na sequência narrativa que há quase dois mil anos motiva os artistas.
Mário Mendonça celebra a transfiguração de Jesus Cristo na sua catedral interior, e pela Cidade das Artes alcança-se dela hoje a grande nave.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos é escritor e curador de arte. Exerce o quarto mandato de prefeito de Ouro Preto, MG, tendo sido presidente do IPHAN e do IBRAM e secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais.