O MAM-Rio de Janeiro celebra seus 75 anos
Ontem (26/05) aterrizei no brunch que celebrava os 75 anos do MAM-Rio de Janeiro a convite de Maria Eduarda Ballesteros, e junto com Isabel Becker e Isabel Taunay entre outros fizemos uma visita guiada na nova exposição “Museu-escola-cidade”: o MAM Rio em cinco perspectivas” com o diretor artístico Pablo Lafuente.
No brunch tivemos o deleite de conversamos com Iole de Freitas e foi incrível. Tanta informação. Encontrei também o advogado Gustavo Martins de Almeida e o publicitário Arnaldo Strozemberg e também a advogada Maria Pia Mussnich.
A noite um coquetel abriu oficialmente a exposição “Museu-escola-cidade”: o MAM Rio em cinco perspectivas”, o diretor do MAM- RJ o advogado Paulo Vieira recebeu os convidados e junto com o diretor artístico o espanhol Pablo Lafuente.
“Os campos de atuação escolhidos cimentam a relevância do MAM Rio como uma instituição que se entende, desde sua fundação, como um centro de formação e um espaço intimamente ligado às dinâmicas da cidade”, comenta o diretor artístico Pablo Lafuente.
“Em cada uma dessas áreas, obras do acervo são apresentadas junto a documentos dos arquivos do museu, escrevendo a história por meio de objetos, registros e narrativas que mostram cursos de ação que se entrecruzam em movimentos de convergência e divergência.”
A exposição reúne grandes nomes do acervo do MAM Rio para pontuar os momentos em que o museu foi espaço de experimentação, produção de pensamento e fazer artístico: Abraham Palatnik, Alberto Giacometti, Anita Malfatti, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Candido Portinari, Carlos Vergara, Carlos Zilio, Cildo Meireles, Constantin Brancuși, Fayga Ostrower, Hélio Oiticica, Ivan Serpa, Lygia Clark, Lygia Pape, Max Bill, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Tunga e Willys de Castro, dentre 93 nomes da arte brasileira e internacional.
As comemorações estão só começando, garantiu o diretor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O MAM-Rio de Janeiro celebra seus 75 anos
Fotos Murilo Tinoco