• Post author:

John Nicholson mostra obras recentes e inéditas sob curadoria de Vanda Klabin

On the Wind
A obra de John Nicholson

 

Na fase atual revelada em “On the Wind”, individual que ocupa a Galeria Patrícia Costa até meados de maio, o artista John Nicholson afirma “simplificar algo que não é nada simples”, deixando de lado, por ora, o elemento figurativo e as cenas do cotidiano já tanto retratados em sua longa trajetória, retomando o estilo abstrato e as formas geométricas, permeados pelo movimento de pinceladas fluidas.

Adriano Mangiavacchi e Bia Sampaio

 

A historiadora e curadora Vanda Klabin selecionou, entre diversos trabalhos desta produção recente (2020 a 2023), cerca de 13 pinturas em tinta acrílica de cores vibrantes sobre telas de grandes formatos, dípticos e trípticos, medindo até 3 metros, além de pequenas aquarelas. Expostas pela primeira vez ao público, as obras ostentam nomes criativos, alguns extraídos de letras de jazz, gênero musical que por vezes embala a criação no ateliê: “On the Summer Wind”, “Doing Day for Night”, “Ventos Leves Chegando do Oeste” e “The Endless Summer Ends as the Autumn Breeze Begins”.

Charles Watson e John Nicholson

 

Por força do acaso, a exposição abre em pleno Outono, no dia 19 de abril. “John Nicholson exerce uma intensa disciplina no seu ateliê em Copacabana, RJ.

Chuva colorida

 

O exercício livre da pintura é o seu principal veículo expressivo. A presença primordial de vibrantes combinações de planos de cromáticos preludiam a construção de seus trabalhos e de sua poética tonal. É em torno das questões no campo da pintura, tomada como fio condutor do seu trabalho, que John Nicholson sinaliza os novos discursos da sua experiência estética.

Equipe

 

As telas em grandes formatos estão presentes em seus atuais trabalhos e, por vezes, os dípticos são realizados em momentos diferenciados, trazendo um repertório particularizado e sua própria visão da linguagem artística.

Galeria Patricia Costa com a exposição On the Wind – John Nicholson

 

As pinceladas coloridas provocam oposições espaciais, que configuram relações prováveis, mas não necessárias. Sua ordenação espacial é permutável, as pinceladas flutuam pela superfície da tela e não estão submetidas a nenhuma gravidade, beneficiadas pela emergência de seus diversos procedimentos artísticos.

Fotos Marcos Rodrigues 

Heckel Verri e Regina Martelli

 

A distribuição irregular de ritmo e cores se diluem, ao mesmo tempo em que aparecem. Extensos planos de cores, que muitas vezes escoam, perdem a sua massa corpórea ou flutuam no perímetro da tela, aqui são chamadas a depor sobre o território sensível da pintura e sua contemporânea vitalidade”, diz Vanda Klabin.

João Bosco e Aletéia Dameluz

 

Saiba mais sobre John Nicholson

Radicado no Brasil desde 1977, o artista plástico norte-americano John Nicholson veio para o Rio de Janeiro, aos 26 anos, depois de se graduar na Universidade de Houston e na Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos. Iniciou a carreira como professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a “Grande Tela”, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura.

John Nicholson e Andrea Antonon

 

No Parque Lage, teve como alunos alguns artistas ilustres, como Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise. Saiba mais sobre a curadora Vanda Klabin Vanda Klabin é cientista social, historiadora de arte e curadora de artes plásticas. Trabalha como consultora e curadora independente para diversos museus, instituições e ditoras. Foi editora de várias revistas e catálogos de arte e colabora para textos diversos e entrevistas com artistas contemporâneos. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Leila Sterenberg e John Nicholson

 

Serviço “On the Wind” – John Nicholson apresenta pinturas de grandes formatos inéditas, produzidas entre 2020 e 2023

Curadoria: Vanda Klabin

Abertura: dia 19 de abril, das 17h às 21h

Visitação: de 20 de abril a 13 de maio de 2023

Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h

Local: Galeria Patricia Costa

Endereço: Av. Atlântica, 4.240/lojas 224 e 225 – Copacabana – RJ

Telefone: +55 21 2227-6929/98868-1993

Classificação livre Entrada franca

Contatos: www.galeriapatriciacosta.com.br/@galeriapatriciacosta

Contatos artista: @johnvnicholson/www.johnvincentnicholson.art.br

Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: +55 21 98181- 8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao

Voltar para a Home AQUI

Margarida Basílio, Ignes Basílio e Douglas Fasolato

 

Regina e Salvador Veloso Pinto

 

Vanda Klabin, John Nicholson, Patricia Costa e Luiz Áquila