Ontem (09/08) hotel Santa Teresa MGallery, localizado em uma histórica fazenda de café de 1850, no coração do bairro de Santa Teresa, recebeu personalidades para o coquetel em comemoração ao Art Project de Susi Sielski Cantarino. A mostra, aberta ao público geral, apresenta obras únicas, que podem ser visitadas das 10h às 20h desde o dia 26 de julho até setembro.
No seu bairro do coração, Susi faz uma viagem do passado e presente ao futuro intuitivo. As obras estarão disponíveis para venda e uma porcentagem do lucro da venda será doada para uma creche do bairro.
As obras apresentadas na mostra são resultado das centenas de experiências da artista. A conexão de Susi com o local é uma destas. O caminho a levou, há muitos anos – quando morar no Rio não passava de um sonho, a um pedaço encantador em Santa Teresa, o chamado Hotel dos Descasados.
Em seu retorno ao hotel após 40 anos, Susi mostra suas obras de arte na exposição “CONEXÕES”. Com o intuito de atiçar os sentidos do espectador com o uso de materiais diversos como terra, cristais, bambus, folhas e esculturas, prateleiras de aço se transformam em obras de desejo que honram o Ser e lençóis de infância estampam o rosto de uma poetisa pouco saudada pela sociedade hermética da sua época. Objet trouvé.
A proposta é resgatar memórias, traduzidas em cores e formas de técnicas diversas que conversam entre si, apesar de diferentes conteúdos que, como o ser humano, na sua diversidade, se fortalecem, se integram e emocionam de forma transcendente. Algumas obras são inéditas, outras viajaram em mostras pelo mundo em diferentes museus e galerias de arte, trazendo suas próprias experiências.
A artista
Nascida em Buenos Aires e formada em Belas Artes em Israel, Susi é residente e artista plástica que representa o Brasil. Nomeada “Esta é Carioca” pelo prefeito Cesar Maia desde 1991, ela também é nomeada embaixadora do Rio pela fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro. Em 2005 a artista também participou do Prêmio Internacional “Lorenzo il Magnifico” e ganhou a 2ª colocação na Bienal de Firenze, na categoria técnica mista e instalação.
“Susi é uma mulher que se apresenta a si mesma como parte de seu mundo-arte. O toque das suas mãos é como pegadas impregnadas na textura das suas peças, que ao vê-las nos remete a imagem da artista manuseando suas obras. Seja na escolha temática de um projeto como Anima ou na amplidão de interesses diversos de seu afazer, a arte de Susi Cantarino é dizer e prazer”. (2012, Athayde)
Neste momento, a artista é diretora da Galeria Metara há 35 anos, reside e trabalha no bairro de Santa Teresa.
Ontem (09/08) Susi Sielski Cantarino arma coquetel e apresenta a exposição “Conexões”
Serviço
Art Project
Período: Aberto a visitação do dia 26/07 a 18/09
Horário: Das 10h às 20h
Entrada gratuita
Endereço: R. Alm. Alexandrino, 660 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ