Virna Santolia expõe a série “Capilaridade” na Galeria Flach
Mostra fica em cartaz entre 1º de Junho e segue até dia 28 de julho de 2023
A fotógrafa Virna Santolia leva a exposição “Capilaridade” à Galeria Flach, em Santiago do Chile, entre 1º de junho e 28 de julho de 2023. A mostra provoca o questionamento do nosso olhar eurocêntrico, propondo outras possibilidades para pensar o conceito de belo e um questionamento acerca dos meios empregados pela mídia e pelas instituições para introjetar nos corpos certas prerrogativas de comportamento e crenças. Em tempos radicais como o que vivemos, não deixa de ser um gesto da ordem micropolítica. A exposição é fruto de uma convocatória lançada em janeiro, aberta a artistas visuais que utilizam a fotografia como suporte, do Chile e América Latina.
Virna Santolia foi uma das seis selecionadas em mais de 100 trabalhos enviados.Flach é uma galeria especializada em fotografia e fotolivros, localizada no Bairro Lastarria, onde estão também museus, centros culturais e outras galerias.
Virna Santolia – Capilaridade
Por Marcos Bonisson e Patricia Gouvêa
A série CAPILARIDADE, de Virna Santolia, partiu de um recorte do acervo de mais de 500 fotografias de seu trabalho profissional. São fotografias do passo a passo de revistas especializadas em beleza e bulas de produtos, fotos a priori técnicas, que foram, no entanto, apropriadas em um processo artístico de escavação e ressignificação.
O mergulho nesta coleção de fotografias, onde as modelos são apresentadas sempre de costas, tendo o cabelo como protagonista do enredo visual, nos sugere algumas reflexões, bem como nos remete a referências subjetivas como o trabalho do fotógrafo nigeriano J.D. Okhai Ojeikere e as Irmãs Xifópagas de Tunga.
Ao desvelar o processo de busca da beleza idealizada – verdadeiro regime imposto às mulheres numa sociedade que normatiza padrões ligados à cultura eurocêntrica – esta série provoca o descentramento de nosso olhar, propondo outras possibilidades para pensar o conceito de belo e um questionamento acerca dos meios empregados pela mídia e pelas instituições para introjetar nos corpos e sujeitos certas prerrogativas de comportamento e crenças. Em tempos radicais como o que vivemos no mundo, não deixa de ser um gesto da ordem micropolítica.
Na fotografia publicitária – ilustração do mundo do consumo – as imagens finais são o objetivo em si. Buscam a perfeição, são determinadas e planares. No entanto, nesta série, mesmo tomando partido de um código publicitário, o foco é direcionado para o processo, o “entre”, sugerindo nestas imagens uma dimensão escultórica e provisória. O procedimento inventariante de Virna Santolia contém um desejo pelo que é relegado à margem. Um certo fascínio pelo fragmento e pelo que é descartável que, ao ser deslocado de seu contexto de origem, areja o campo do retrato fotográfico.
Mais sobre Virna Santolia
Virna Santolia (1971), vive e trabalha no Rio de Janeiro, é artista visual e se dedica, há 25 anos, à fotografia comercial de moda e publicidade.
Desde 2015, é docente de fotografia e moda no SENAC RJ, no Instituto Rio Moda e no Studio Dez Belém. No SENAC, criou cursos de fotografia com celular e ministra, regularmente, o curso Fotografia de Moda para Redes Sociais para diversas unidades SEBRAE, via Instituto Rio Moda.
Pós-graduada em Fotografia & Imagem pela UCAM/IUPERJ e em Design de Produto de Moda pelo SENAICetiqt, há dois anos, estuda Edição, Curadoria e Repertório com Eder Chiodetto.
No Ateliê da Imagem, recebeu o prêmio de leitura de portfólio em 2017 e inaugurou, em 2018, a individual “Capilaridade”, sob orientação de Patrícia Gouvea e Marcos Bonisson, uma série que provoca um questionamento no olhar eurocêntrico sobre a busca da beleza idealizada. Em 2022, esse trabalho foi selecionado no Paraty em Foco para a mostra oficial do festival e, em junho de 2023, será exposta na Flach Galeria em Santiago do Chile.
Em 2020, foi contemplada com o edital Arte em Toda Parte da FUNARTE, pelo qual compartilhou conhecimentos de fotografia por meio do celular.
Participou da Mostra de Portfólios do Foto em Pauta, Festival de Fotografia de Tiradentes com o trabalho “Objeto é o próprio Sujeito”, onde conta sobre ribeirinhos de Cametá/PA e sobre a aldeia Paiter Surui, por meio de fotos de objetos.
Villavicencio 301ª, barrio Lastarria, Santiago
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