Apresentar uma exposição individual de Renato Rocha como artista plástico, com uma série de obras que começaram a ser elaboradas desde 2015, sempre foi uma vontade do artista – que é também compositor, e já deu sua contribuição ao nosso cancioneiro, com músicas gravadas por grandes intérpretes da MPB, como, entre outros, Geraldo Azevedo, MPB4, Nara Leão & Roberto Menescal, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Daniela Mercury e Zeca Baleiro.
Intitulada “Cadeias Elementares”, esta primeira mostra do artista compreende quase 30 trabalhos, todos inéditos, e todos derivados das relações e desdobramentos do pregador de roupa, nos quais todas as peças empregam a musculatura da mola do pregador para chegar a novas articulações que poderiam estar catalogadas na gaveta das “inutilidades funcionais”.
“Gosto de usar materiais comuns para fazer coisas incomuns, e, ao empreender esta investigação com pregadores, senti, pela primeira vez, que realizei um conjunto de peças dignas de serem mostradas em uma exposição monotemática”, explica Renato.
Além da exposição, no dia da abertura, haverá o lançamento de um livro-catálogo com fotos caprichadas que revelam a dimensão e os detalhes desses objetos ao mesmo tempo surpreendentes e familiares, feitos de peroba-mica e aço inox.
O livro, que tem o mesmo título da exposição, abre com um texto de Ariano Suassuna – outro fã incondicional do pregador de roupa – que, aqui, será usado como epílogo desta breve apresentação de Renato Rocha e seus pregadores
“Vocês estão vendo o que é isso? É um pregador de roupa. Aí, eu vou dizer uma coisa: a gente não sabe o nome do homem que inventou isso, mas ele é um gênio. Repare: dois pedacinhos de madeira, um ferrinho dobrado de uma maneira engenhosa, e…ele fica fechado! Quando a gente aperta, ele abre; a gente solta, ele fecha. Olha, um macaco pode trabalhar 500 milhões de anos que ele não faz um negócio desses”. (Ariano Suassuna).
“Cadeias Elementares”
Renato Rocha
Execução:
Madeira: Ebanisteria de Ricardo Graham
Mestre Higino Rosa
Grampos: Circulo das Molas
Mestre Alberto Souza Alves
Fotos de divulgação: Carlos Moure
Design: Marina Lutfi
Local: Galeria Z42 – Rua Filinto de Almeida, 42 – Cosme Velho – RJ
Período: 4 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2023
Recepção de abertura: 4 de fevereiro, a partir das 17h.