• Post author:

 O evento promete um fim de semana com muita diversão, compras criativas, comidas gostosas e  shows de rock em parceria com a School Of Rock, promoção do livro  “Eu, Luiz de Freitas, Mr. Wonderful” com uma programação completa para toda à família e marcas e atividades voltadas para as crianças

Babilônia Feira Hype
Babilônia Feira Hype

O público carioca e turistas  podem comemorar, pois a  Babilônia Feira Hype volta ao Parque das Figueiras após um breve intervalo, quando o parque foi sede do evento oficial das olimpíadas, e o evento fez sua participação histórica no Rock In Rio. Em clima de celebração à primavera, o evento vai, como sempre, trazer seu alto astral e as novidades dos agentes criativos especialmente selecionados pela curadoria do Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Inbracultmode), com o melhor de moda, design, bem-estar, gastronomia e variedades.

É uma chance de incentivar os novos talentos, comprando diretamente de quem faz e de ficar por dentro dos lançamentos desse time criativo. Além de garantir peças especiais, os visitantes também vão curtir o clima de comemoração da participação da BFH no maior festival de música e entretenimento do mundo, embalados com shows de rock no Palco Hype, com apresentações das bandas formadas pelos alunos da renomada School Of Rock, com repertório com o melhor do rock e, para o programa ficar gostoso, o público pode conferir ao as delícias do Hype Festival Gastronômico, com opções para todos os gostos e paladares.

E, para a garotada não ficar de fora, tem opções de compras de moda  infantil, atividades e oficinas criativas,  números de mágica e parquinho com diversas opções de brinquedos.

Uma programação completa e ao ar livre para toda a família, oportunidade de encontrar amigos e turistas em busca de diversão e curtir o lifestyle carioca. Além de marcas voltadas ao público infantil, A Babilônia Feira Hype tem uma programação especial para a criançada se divertir com os truques e números divertidos do Mágico Janjão, as oficinas criativas de pintura, customização de bolsas e bonecos do Ateliê Alegria Alegria e o Parquinho Hype, com cama-elástica, jump, carrinhos elétricos e brinquedos infláveis para os pequenos gastarem energia.

A Babilônia Feira Hype, pioneira nesse formato de evento, e que, há 27 anos, vem construindo uma relação sólida e fiel com a cidade, por meio de seu DNA criativo, tornando um evento icônico carioca, e, por isso, foi identificada pelo empresário Roberto Medina, que após sua visita há um ano à Feira Hype, com suas esposa e filha e seu pet, fez o convite aos produtores Robert Guimarães e Fernando Molinari para levar o evento criado pela dupla para a Cidade do Rock.

A Hype Art Produções conduziu a viabilidade da curadoria do Inbracultmode para selecionar 50 marcas que, durante os sete dias de festival, se revezaram em três grupos nas 20 tendas para receber a Babilônia Feira Hype. A feira teve projeto especial de ambientação criado pelo arquiteto João Uchôa, que atua há 25 anos no festival, sendo responsável pela criação do Palco Sunset e do Palco Favela e outros projetos especiais.

O conceito idealizado por Roberto Medina ganhou ares de vila balneária semelhante às que existem na Europa.

“O Rock In Rio é super colorido, eletrônico e tecnológico e, quando público chegava na Feira Hype, era surpreendido com uma ambientação mais natural, com estruturas feitas de toras de árvores e lonas naturais e ambientação de jardins floridos que abrigaram os produtos dos expositores, criando um diálogo com a cena que oferecemos no Parque das Figueiras e sua natureza  acolhedora, e o resultado foi sucesso absoluto de público, apontado pela imprensa entre as boas novidades da edição do festival e, com isso, já garantiu a continuidade da parceria em 2026 com a volta da Babilônia Feira Hype ao Rock In Rio”, comemora Robert Guimarães.

Tempo de florescer com a edição Primavera Hype no Parque das Figueiras 

A primavera conduz a edição de outubro da Babilônia Feira Hype, com as coleções do Time Hype, que estará apresentando suas criações. Neste encontro, estarão por lá mais de 120 expositores, entre  os segmentos, para o público aproveitar, como:

Moda Feminina: MQueen, Balle Store, Gávia, Especifico Veste, Lanuh Store, Mine Story

Moda Masculina:  Mazu, Bulls, Malala

Moda Infantil:  Thuty, Connie, Mini Millie, Mini Ideia

Acessórios:  Gila, Ant Box, Acrvo, Dub Drop, Deal Flats, Formas, Luisa Costa, Arq Acessórios,  Téo Ávila

Decoração:  Árvore Vermelha, Momi Rio, Cesto do Céu, Florescendo, SM Costa

Bem-Estar: Karnak Home, Purit Organic, Stella Velas, Vicent Eco, Leoni Studio, Cacau Flor

Estreia: Alexandre Matos (couture de rua), Cesto de Céu, Da Lu Atelier de Ideias, Festanza, Gidro, Loco Loco, Momi Rio e Pijamas Cariocas (decoração),  Juliana Agostini, Mistérios Botânicos, Origem Cosméticos,  Segredos da  Alquimia (bem estar), Atos 2 Atelier de Massas, Churros Dale Gourmet, Dussel Cervejaria, Fala Falafel, Fazenda Vale da Lua, Graviola e Malteca Cervejaria (gastronomia)

No sábado e domingo, às 17h, o icônico estilista Luiz de Freitas e sua biógrafa, a psicóloga Dininha Morgado lançam e autografam a biografia “Eu, Luiz de Freitas, Mr. Wonderful”, publicação da Bem Cultural Editora, financiada com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, via editais culturais da Prefeitura de Magé.

“É uma honra absoluta para a Babilônia Feira Hype, que é o berço das novas marcas, reverenciar e homenagear esse grande mestre da moda brasileira e essa cabeça genial da moda carioca”, analisa o produtor da Feira Hype, Robert Guimarães

“Mr. Wonderful era Mr. Wonderful, único, visionário, divertido, “moderrrrrrno”, irado (como diz agora a geração século XXI. Inesquecíveis/irresistíveis, seriam ainda & ainda “just now”, suas camisas transparantes (!), para os musculosos da vez. Ou suas alpargatas mapa-múndi”, descreve a editora de moda Regina Guerreiro no texto da contracapa.

“Este não é um livro sobre moda.  É o relato de um artista à frente do seu tempo que, com propósito e talento, construiu uma indústria com identidade criativa brasileira feita para o mundo. Mas  também é sobre o garoto pobre,  do interior, que se lança na vida e dita estilos no “grand monde””, conta a autora sobre o retrato de uma época bipolar, mas efervescente, para o Rio de Janeiro dos anos 60 e 70, que fervilhava com a música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto  Carlos, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, o desenho de Ziraldo e o Pasquim.

  Luiz foi um ícone carioca que fez desfiles fantásticos, verdadeiras performances, com as melhores modelos, os melhores cenógrafos, os melhores fotógrafos,  nacionais e internacionais, nas melhores e mais inesperadas passarelas, como o Copacabana Palace.  Incomodado com o modo de vestir do homem brasileiro,  inventou a “Clínica de Moda” e lançou a primeira coleção da marca Mr. Wonderful, que iria “curar” a caretice do homem brasileiro ao se vestir, com uma proposta comportamental e uma estética arrojada e provocativa. 

Seu primeiro grande cliente foi Fernando Gabeira,  recém-chegado do exílio. Fez roupas e figurinos para Caetano, Gil e para muitas estrelas da TV, cinema e teatro.  Famosos estrangeiros piravam com Mr. Wonderful, como Freddie  Mercury, Prince, Nureyev e Gaultier encheram malas. Gianni  Versace comprou vidros da água-de-colônia MW para presentear amigos. 

  São 429 páginas de casos, causos, relatos, depoimentos, ilustrados por mais de 150 fotografias que rememoram tempos, moda, saudades, visões de mundo nestes 83 anos de vida do biografado. 

School of Rock

A School of Rock é maior rede de escolas de música do Brasil, com programas elaborados de modo a estimular a aprendizagem num ambiente saudável, onde alunos de todos os níveis se sintam confortáveis e incentivados. A Babilônia Feira Hype receberá uma apresentação das bandas formadas pelos alunos da School Of Rock no Rio, com repertório com o melhor do rock.

“Estamos super animados com a parceria, e será muito bacana apresentar o trabalho que produzimos na School of Rock neste evento que a gente gosta tanto. Música e moda tem tudo a ver e será um sucesso”, comenta Augusto Carvalho, sócio das escolas na Zona Sul do Rio. As apresentações acontecem sábado e domingo, às 17h.

Hype Festival Gastronômico

Para deixar o encontro ainda mais gostoso, o Hype Festival Gastronômico reunirá cerca de 80 expositores com cardápios variados e cervejas artesanais. Entre as opções, crepes,  falafel, massas, risotos, churrasco no estilo americano, hambúrgueres, comida vegana, brownies, brigadeiros, cookies, cheesecakes e mais. Tudo feito artesanalmente, com muito carinho, o que garante um gostinho ainda mais especial. Opções variadas de refeições quentes. Salgados, com a participação de Pão e Pão com suas famosas empadas de Nogueira, Estrela do Kibe com salgados e refeições árabes, La Panata Empanadas e muitos outros.

Nos Food Trucks, teremos Hamburgues com Rock Burger e Skull Burger, Espetinhos variados do Gata Food, sanduíches no truck Vulcano, Moonstruck Hamburguer, crepes da Le Frenchie e uma seleção de cervejas artesanais como: Old School Cervejaria, Hocus Pocus, Rotter, Barril Cheio, Malteca e Dussel entre outras bebidas que estarão nesta edição. Para quem curte uma harmonização, opções de queijos da Santo Queijo Canastra e Delichat e vinhos da Vinhos na Taça.

Há também drinques variados da Brothers Bartenders, o delicioso Mate do Vovô, as bebidas  frozen com e sem álcool da Nusa Frozen para consumir  no local . O público irá encontrar muitas opções no Empório Hype, com uma seleção de produtos como chás artesanais da Gan Tea, com seus blends especiais e os temperos e pimentas da Piperras. para levar para casa.  Quem optar em consumir no evento, a dica é desfrutar do charmoso espaço Hype Piquenique, integrado ao parque com uma ambientação florida e acolhedora.

O Empório Hype traz as novidades da Kombucha Imperium, granolas artesanais da Grão Mix, Terra Verde Mel com o raríssimo mel sem fervura e uma seleção especial de sobremesas com os doces variados da Brigadeiros da Carol, L’Etoile D´Sur,  Algo Doce, Pop Croc, e pães com fermentação natural da Petit Pain e café assinado por Mizani Café . Há também doces franceses da Marcia Daniel além dos donuts da World Donuts. Esperamos vocês para desfrutar dessas maravilhas.

A programação infantil com opções para todas as idades

A Babilônia Feira Hype tem uma programação especial para a criançada se divertir com os truques e números divertidos do Mágico Janjão, as oficinas criativas de pintura, customização de bolsas e bonecos do Ateliê Alegria Alegria e o Parquinho Hype, com cama-elástica, jump, carrinhos elétricos e brinquedos infláveis para os pequenos gastarem energia. As atividades infantis acontecem das 14h às 20h. Na feira, também tem marcas voltadas a esse público, como Thuty, Connie, Mini Millie, Mini Ideia

Ação beneficente para pró-Criança Cardíaca

O público tem além da programação e compras criativas, a oportunidade de aproveitar o final de semana para colaborar com a Campanha Social da Feira Hype, “Eu sou do bem”, em benefício do Pró Criança Cardíaca, projeto social fundado pela cardiologista Dra. Rosa Célia, que, há 25 anos, já impactou mais de 150 mil pessoas e atendeu mais de 15 mil crianças, Um estande na feira mostrará esse trabalho, recebendo doações. Doações acima de R$ 40 ganham um brinde especial.

Pet friendly

Em parceria com a Associação Quatro Patinhas, a cada edição, a Babilônia oferece ao público a oportunidade de adotar animais domésticos carentes que buscam um novo lar. O evento é pet friendly.

Sobre o Parque das Figueiras

O Parque das Figueiras foi inaugurado em 2016 com a realização da edição especial de 20 anos da Babilônia Feira Hype que, a convite da Prefeitura do Rio. levou para o parque o seu DNA criativo. Em 2017. o Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (INBRACULTMODE), que realiza a curadoria do evento, tornou-se adotante do parque desde sua inauguração, por meio do programa Adote Rio, da Prefeitura do Rio, reforçando a importância deste local para a economia criativa e promovendo a conscientização de sua preservação, uma vez que faz parte do tombamento da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Sobre BABILÔNIA FEIRA HYPE 

Há 27 anos, Babilônia Feira Hype é pioneira em trazer para suas edições uma curadoria de marcas criativas, atraindo, a cada edição, aproximadamente 15 mil pessoas que, ao longo destes anos, foram direcionadas a criar o hábito de comprar diretamente de quem faz através da curadoria  realizada pelo Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (INBRACULTMODE) que seleciona, a cada edição, os melhores agentes criativos com produtos diferenciados para os cariocas e turistas. Tudo sempre valorizando novos pequenos empreendedores que investem em produtos autorais e artesanais feitos à mão.

SERVIÇO:

BABILÔNIA FEIRA HYPE
DIAS 19 e 20 de outubro – das 13h às 21h – ENTRADA FRANCA
PARQUE DAS FIGUEIRAS – Av. Borges de Medeiros s/n – Lagoa Rodrigo de Freitas
ESTACIONAMENTO ROTATIVO:  PARQUE DOS PATINS, CLUBE DO FLAMENGO e JOCKEY CLUB (Estacionamentos com vagas limitadas.  Evite carros. Use táxi, bicicleta, ônibus e metrô)

Produção e Realização: HYPE ART PRODUÇÕES
Curadoria: INBRACULTMODE- Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design

Promoção: Rádio Mix FM e Amil Paradiso
Apoios: Prefeitura do Rio de Janeiro e Subprefeitura da Zona Sul, Governo do Estado do Rio de Janeiro / ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro / Polícia Militar / Lagoa Presente

Para saber mais

Instagram

Site