Ontem 27/11 , o Vice-Ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Jiří Kozák, inaugurou solenemente o consulado honorário no Rio de Janeiro e empossou a nova cônsul honorária, Shirley Sobotka. A cônsul honorária ao mesmo tempo recebeu cerimoniosamente a patente consular.
A cerimónia de abertura do consulado honorário decorreu com uma recepção que contou com a presença de importantes convidados dos sectores governamental, empresarial, cultural, bem como membros do corpo diplomático e compatriotas. Também participaram da noite festiva a embaixadora Pavla Havrlíková, o chefe adjunto da embaixada Pavel Šára e, do Consulado-Geral em São Paulo, seu cônsul Viktor Dolista.
A Sra. Shirley Sobotka já ajudou a promover a República Tcheca, a cultura e o comércio nas últimas décadas e ao mesmo tempo acompanhou o seu pai Alfred Sobotka, um sobrevivente do Holocausto, durante as suas atividades e palestras.
O Rio de Janeiro é importante para a República Tcheca, especialmente do ponto de vista turístico, uma vez que a maioria dos cidadãos tchecos que visitam o Brasil se desloca para lá, e a representação diplomática desempenha, portanto, um papel vital na prestação de assistência àqueles que se encontram em dificuldades.
Ao mesmo tempo Jiří Girčák também desempenhará suas funções no consulado honorário. Desejamos a ambos muito sucesso e esperamos que, juntamente com eles, a República Tcheca tenha mais visibilidade no Rio de Janeiro do que antes.
O Rio de Janeiro tem um significado especial para a República Tcheca. É a cidade mais visitada do Brasil por turistas tchecos, mas também foi o primeiro lugar onde a maioria dos imigrantes do meu país pisou em solo brasileiro desde meados do século passado para encontrar um novo lar aqui.
O Sr. Alfred Sobotka, presente nesta cerimônia hoje, que nasceu em Praga e cuja grande família judia não retornou dos campos de concentração da Alemanha nazista, também encontrou um novo lar no Rio de Janeiro.
Por muitas décadas, o Sr. Sobotka, sua esposa Diamantina e suas três filhas ajudaram a espalhar o bom nome da República Tcheca aqui no Rio de Janeiro, auxiliando representantes do governo tcheco em visitas oficiais e empreendedores em seus esforços para entrar no mercado brasileiro.
Por muitos anos, a Sra. Shirley ajudou voluntariamente aos cidadãos tchecos que se encontravam em necessidade durante sua estadia no Rio de Janeiro, ajudou na organização de atividades da República Tcheca e empresas tchecas aqui no Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, acompanhou incansavelmente seu pai em suas palestras sobre o sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Fotos Vera Donato