• Post author:

Inaugurada em maio deste ano, a galeria Flexa lança nova exposição sobre surrealismo e seus ecos

O Leblon acaba de completar 105 anos, e a Rua Dias Ferreira tem destaque especial na história do bairro. A rua é um pólo de comércio dinâmico e parada obrigatória tanto para cariocas quanto para turistas. Além dos restaurantes mais badalados da cidade, com chefs de renome internacional, ao longo desta icônica rua também é possível encontrar arte e cultura.

Flexa Galeria - Dias Ferreira
Flexa Galeria – Dias Ferreira

A Flexa, galeria de arte inaugurada em maio deste ano, no número 214 da Rua Dias Ferreira, abrirá sua segunda exposição intitulada “A noite dos clarões: ecos do surrealismo e outras cosmologias”, no próximo dia 24 de agosto. A coletiva reúne artistas de diferentes gerações, buscando um diálogo com uma série de discussões contemporâneas.

“A Flexa é uma galeria de arte que atua no mercado secundário mas sempre com um olhar contemporâneo. A gente busca realizar diálogos entre distintas gerações, promover resgates históricos apoiando instituições e fomentando a formação de coleções de arte. Para nós, é essencial estar em diálogo com o público constantemente e estar na Dias Ferreira, uma rua com tanto movimento, nos proporciona isso”, revela Maria Ferro, sócia e diretora comercial da Flexa.

Com  curadoria de Luisa Duarte, diretora artística da Flexa, e assistência curatorial de Pedro Caetano Eboli, a segunda mostra coletiva é dividida em quatro momentos: Erotismo e morte, representado por artistas como Tunga, Waltercio Caldas, Ismael Nery, Maria Martins, Julia Gallo, Maria Lídia Magliani e Flávio de Carvalho. “Universo dos Sonhos e a atividade onírica”, na qual estão reunidos nomes como Cícero Dias, Marc Chagall e Rayana Rayo. “Zonas de delírio”, que exibe trabalhos de Yayoi Kusama, Manuel Messias dos Santos e Darcílio Lima. E ainda “Alteridade e outras cosmogonias”, onde são postas em diálogo obras de Chico da Silva, Maria Lira Marques, Claudia Andujar, Hélio Melo e Jaider Esbell, entre outros.

Ismael Nery – Casal Xipófago 

 

Pedro França 

 

Maria Martins 

Fotos Sergio Guerini 

Sobre a Flexa  

Versatilidade e flexibilidade às diferentes  formas de pensar arte e mercado são compromissos da Flexa, galeria baseada no Rio de Janeiro cuja atuação se dá no campo do mercado secundário, preservando simultaneamente uma interface com o primário. A Flexa vê na aliança entre direção comercial e artística, as bases para um inovador espaço de pensamento e circulação de arte. Seu acervo abrange um amplo arco temporal, refletindo um programa curatorial criterioso e interessado na pluralidade de abordagens.

 

SERVIÇO:

 

A noite dos clarões: ecos do surrealismo e outras cosmologias

Flexa Galeria

Rua Dias Ferreira, 214 – Leblon

Abertura: 24/08/2024 (sábado), 17h30 às 20h

Funcionamento: segunda à sexta, 10h – 19h, sábados, 11h – 17h

Entrada gratuita

Site: https://flexagaleria.com/

Instagram: https://www.instagram.com/flexa.galeria/

Voltar para a home aqui