A curadoria é do arquiteto Alessandro Sartore, que selecionou peças icônicas e respectivos croquis, assinadas por 27 designers.
Durante a Design Week Rio, que acontece de 3 a 8 de setembro no CasaShopping, os 1.000m2 de showroom do Arquivo Contemporâneo (@arquivocontemporaneoficial) serão transformados em galeria de arte para receber uma exposição “Do Desenho ao Design – 1928 – 2025”, em homenagem ao mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo.
Ao todo, 27 designers com peças que se tornaram icônicas desde os anos 1930 foram selecionados pelo arquiteto Alessandro Sartore para contar essa história. A exposição, também projetada por Sartore, reunirá ainda os croquis originais dos móveis – cedidos pelos próprios designers, institutos que os representam e herdeiros – para que os visitantes vejam in loco como esses desenhos ganharam vida, materializados em produtos. Além disso, algumas peças expostas poderão ser experimentadas pelo público.
Entre os designers modernistas “eternizados”, figuram nomes como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Ricardo Fasanello, Bernardo Figueiredo, Zanine Caldas, Giuseppe Scapinelli, Percival Lafer e Branco & Preto Atelier. Da safra contemporânea, participam Jader Almeida, Aristeu Pires, Guilherme Wentz, Maria Candida Machado, Fernando Mendes, Lia Siqueira, Etel Carmona, Claudia Moreira Salles, Zanini de Zanine, Carlos Motta, Campana e a dupla Luciana Martins e Gerson de Oliveira.
ARQUIVO CONTEMPORÂNEO (@arquivocontemporaneooficial):
- CASASHOPPING: Bloco L • 2° piso • lojas 103 a 106. Tel: 98636 1708
SOBRE O ARQUIVO
- O Arquivo Contemporâneo, referência de curadoria do design moveleiro brasileiro, reúne a “alta costura do design nacional” em suas duas lojas do Rio de Janeiro (CasaShopping e Ipanema). A marca traduz o jeito carioca de morar em peças assinadas por designers modernistas e contemporâneos “eternizados” e internacionalmente consagrados – como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello – além de criações de expoentes do nosso tempo – como Etel Carmona, Carlos Motta, Aristeu Pires, Jader Almeida e Maria Cândida Machado – passando por jovens talentos em ascensão.
HISTÓRIA DA MARCA
- O Arquivo Contemporâneo iniciou suas atividades em 2001, ocupando uma casa térrea com quintal no Recreio dos Bandeirantes (RJ), com atendimento por hora marcada. A ideia inicial de seus fundadores – os empresários João Caetano e Ivo Wanderley – de oferecer móveis de locação para cenógrafos da TV Globo, acabou despertando nos atores e atrizes ‘globais’ o desejo de comprar as peças usadas nas gravações. Rapidamente, as vendas superaram as locações, o showroom do Recreio virou loja especializada em mobiliário brasileiro de design assinado e, em 2010, foi inaugurada sua primeira loja conceito, que ocupa quatro andares na Zona Sul da cidade, no coração de Ipanema, assinada pelo arquiteto Alessandro Sartore. Em 2017, o Arquivo selou outro marco importante em sua expansão, desta vez inaugurando uma loja de 1000m2, no CasaShopping, projetada pela arquiteta Lia Siqueira.
Voltar para a home aqui