Feira na Rosenbaum, que está de volta à cidade do Rio de Janeiro entre os dias 11 e 14 de abril no Instituto Europeo di Design, onde funciona também o Consulado da Itália, no Centro. Ana Paula Iespa, diretora da Prosperar, é a responsável pela lista dos arquitetos vips da Feira na Rosembaum.
A entrada do evento é gratuita e a Feira na Rosenbaum retorna a cidade após um hiato de quatro anos. O retorno marca um momento significativo para a cena cultural e de design da região.
Fe
Nesta edição, a Feira destaca a participação de notáveis talentos, incluindo Pedro Leal, cujo trabalho excepcional tem conquistado reconhecimento no cenário do design contemporâneo. Além disso, a presença da Bautti Joias promete enriquecer a experiência dos visitantes, apresentando peças de joias colecionáveis, além da Experimental, que explora vertentes não óbvias na construção de peças de design, decoração e mobiliário.
Entre os expositores, artesãos e designers virão de diferentes estados brasileiros, como: Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Pernambuco e Bahia para apresentar diferentes referências e novidades em mobiliários, objetos de design, acessórios e os looks que irão compor essa e a próxima estação.
“O Rio de Janeiro, um dos grandes berços da nossa cultura, desempenha um papel vital na preservação e renovação da identidade brasileira. Após quatro anos da última edição e passando por uma pandemia, a Feira na Rosenbaum retorna ao coração da cidade, reafirmando a importância de valorizar os saberes tradicionais. Este espaço não apenas serve como ponto de encontro para artistas e artesãos, mas também como catalisador para a fusão dinâmica entre tradição e inovação.
O Rio, resiliente e inspirador, continua a ser um solo fértil para a celebração da Alma Brasileira, e a Feira emerge como um elo essencial na preservação da memória nacional”, comenta Cris Miranda Rosenbaum, curadora da feira que idealiza ao lado de Marcelo Rosenbaum, co-fundador e conselheiro.
Como parte da programação educacional, a Feira na Rosenbaum traz para esta edição um encontro inédito com designers e artesãos que vai acontecer no primeiro dia do evento e que será mediado pela jornalista Celina Mello Franco, sob o tema “Design vs Artesanato?”, sugerido pelo designer Pedro Galaso.
Entre os convidados designers, artesãos e professores, estão: Manuela Almeida e Pedro Leal, Philipe Fonseca e Luciana Duque, Mônica Carvalho e Thomaz Brasil, que irão abordar as histórias e a ancestralidade por trás de diferentes culturas artesãs, debater o papel do design e do artesanato e também o futuro destes dois territórios.
O evento também reserva espaço para a vertente experimental, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de explorar criações inovadoras e conceitos vanguardistas. Este encontro no Instituto Europeu di Design promete ser um marco no calendário cultural da cidade, reunindo talento, criatividade e uma ampla variedade de expressões artísticas.