• Post author:

Desigualdade no trabalho, violência obstétrica, altas taxas de mortalidade, os chamados “pardos”, ancestralidade e até cancelamento nas redes sociais estão na obra de Vitor Matos. Lançamentos serão no Rio (7/11), Salvador (12/11) e São Paulo (15/11)

Conduzir o leitor a imaginar uma sociedade construída sem a herança da violência colonial contra as pessoas negras. E também instigar reflexões sobre o seu futuro a partir da trajetória dos direitos humanos, políticas públicas, influência do consumo e até das mídias sociais. Essas são propostas do livro “Existíamos, existimos e existiremos: passado, presente e futuro do negro brasileiro sob a ótica das políticas públicas”, de Vitor Matos.

Os lançamentos pela editora Appris serão no Rio (7/11), às 19h, no restaurante Kaza 123, em Vila Isabel; em Salvador (12/11), às 18h, no café Arawè, na Casa Verão Preta Brasil, e em São Paulo (15/11), às 18h, no Biyou´Z Gastronomia Africana. 

Com prefácio da jornalista e pesquisadora Mônica Sanches, a obra apresenta visão abrangente das construções raciais no país e analisa pontos importantes do cenário racial e das políticas públicas mais relevantes para a população negra, que representa 55,5% do país, de acordo com o Censo de 2022. O autor destaca avanços na área de educação, sobretudo a superior. 

E conquistas importantes, como as cotas raciais para concursos públicos e para redes de ensino. “Além da obtenção das vagas, elas propiciam a qualificação dos debates raciais dentro dos espaços de poder. O aumento da cobrança pela utilização de epistemologias negras e o resgate de pensadores e de conhecimentos até então absolutamente apagados ou escanteados. A formação em universidades de excelência traduz-se em transformações de olhares da sociedade a respeito de negros e negras.

O “lugar de negro” finalmente começa a ser qualquer lugar, o que atinge a raiz do preconceito racial no Brasil, que é a marca”, diz Vitor, que é mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando em Ciências Sociais, pela mesma instituição.  

Sobre a editora: O Grupo Editorial Appris conta com cinco selos editoriais, das mais diversas áreas técnicas, científicas e literárias. Com 14 anos no setor e a experiência de seus editores, que atuam há mais de 35 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 12 mil obras publicadas e que continua a crescer com uma média de 70 lançamentos por mês.

Fotos Ingrid David

Vitor
Vitor Matos