• Post author:

Única artista latino-americana a participar do evento, brasileira apresenta “Sfumato”, projeto que busca recriar memória olfativa da Rota do Incenso

Karola Braga cria obra sensorial no Desert X AIUIa
Karola Braga cria obra sensorial no Desert X AIUIa

Artista representada pela Luis Maluf Galeria de Arte, Karola Braga participa da 3ª edição da Desert X que acontece de 9 de fevereiro a 23 de março em AlUla, região de patrimônio natural localizada no noroeste da Arábia Saudita. Desenvolvido a partir do tema “Na Presença da Ausência” em que a proposta é responder à pergunta central ‘o que não pode ser visto?’, os artistas participantes foram convidados a explorar ideias do invisível e do inexprimível. Desse modo, e sob a curadoria de Maya El Khalil e do também brasileiro Marcello Dantas, Karola leva incensos ao deserto cujos aromas têm a tentativa de recriar a experiência sensorial olfativa do período que ficou conhecido como Rota do Incenso.

Com base em suas pesquisas olfativas na qual o uso de aromas é algo proeminente, a artista leva para o evento a obra site-specific “Sfumato”, inspirada em um contexto histórico em que, segundo ela, o mundo antigo era repleto de fragrâncias. “Especiarias aromáticas e resinas tinham grande valor como itens de luxo. Rotas comerciais como a famosa Rota do Incenso foram estabelecidas para transportar essas mercadorias preciosas de civilizações distantes, facilitando a troca cultural, o comércio e a descoberta.”

Nesse cenário, AlUla desempenhou um papel fundamental na jornada das caravanas ao longo da Rota do Incenso, servindo como um local de descanso onde os comerciantes pausavam para relaxar e cuidar de seus camelos durante o dia. Para Luis Maluf, à frente da galeria que representa a artista, “o projeto é notável por ser a primeira obra olfativa em um contexto de espaço aberto e natureza, criando uma forma de Landart aromática.”

“Sfumato” se inspira nesse momento histórico, buscando recriar o fascínio sensorial da antiga Rota do Incenso por meio da arte e da exploração olfativa. “Meu objetivo é transportar os participantes de volta no tempo, permitindo que eles interajam com a herança olfativa da Rota, suas mercadorias fragrantes e as trocas culturais que ela facilitou”, completa Karola. Uma abordagem que visa conectar o presente com o passado, trazendo à tona tradição e significados relativos àquele tempo e espaço.

Em total consonância, a potencialidade do projeto da artista, que pretende fundir arte, história e exploração olfativa em uma experiência única e enriquecedora, se apresenta amplamente conectado ao tema da mostra, já que as pesquisas olfativas da artista abordam, muitas vezes, os conceitos de presença/ausência e memória/esquecimento.

Cativar os participantes, estimular seus sentidos e inspirar uma conexão mais profunda com o significado do odor na história humana, complementam as intenções do projeto. O foco olfativo central está nas icônicas fragrâncias de olíbano e mirra, que eram negociadas ao longo da Rota e têm imensa importância cultural e histórica. Para isso, a artista criou uma estrutura oculta na paisagem arenosa onde adicionou um elemento de mistério e descoberta, aprimorando a jornada dos participantes enquanto seguem os caminhos preenchidos de fumaça.

SERVIÇO

Desert X AIULA

Período expositivo: 9 de fevereiro a 23 de março de 2024

KAROLA BRAGA

Karola Braga (1988, Brasil) é uma artista e pesquisadora olfativa. Possui mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e bacharelado em Belas Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O uso de aromas é característico em seu trabalho. Através da utilização de fragrâncias, que carregam significados simbólicos e culturais, suas obras geram sensações, evocam memórias e, acima de tudo, contam histórias.

A exploração de Braga em relação aos aromas vai além do foco singular no meio em si; ela abrange uma abordagem multidisciplinar, entrelaçando elementos de cultura, química, antropologia e ciência sensorial. Suas buscas artísticas mergulham profundamente nos conceitos de presença/ausência e memória/esquecimento.

Desde 2015, Braga tem exposto seu trabalho tanto no Brasil quanto internacionalmente. Ela participou ativamente de várias residências artísticas, incluindo o Programa de Residência na Cité Internationale des Arts em Paris (2017) e a Residência Kooshk em Teerã, onde recebeu o Prêmio de Residência Artística Kooshk (KARA 2018). Braga também foi indicada para o Prêmio de Programas e Comissões CIFO 2020 (Miami) e o Prêmio de Arte Bloom Weihenstephaner 2019 (Colônia). Recentemente, foi finalista no Prêmio Sadakichi de Trabalho Experimental com Fragrância na 9ª edição do Art and Olfaction Awards realizada em Los Angeles.

Galeria Luis Maluf e Usina Luis Maluf

Fundada em 2014, a Luis Maluf Galeria de Arte apresenta-se como espaço de incentivo e fomento à arte contemporânea. Sua história mistura-se com a de seu fundador, homônimo à Galeria. Luis Maluf atua no mercado há mais de dez anos e posiciona-se como um observador do cenário artístico, desenvolvendo projetos culturais, exposições e ações no mundo on-line e off-line. Em junho de 2021, a Usina Luis Maluf surge como espaço de fomento e incentivo à produção artística na região da Barra Funda, que traz como pilares principais a formação artística e o acesso à arte, considerando-se um espaço de construção, debate e acesso à pluralidade da cultura brasileira.

Site da Karola Braga: https://www.karolabraga.com/

Voltar para a home aqui