Ontem 27/03 um dos maiores nomes do samba, Martinho da Vila lançou sua autobiografia a obra “Martinho da vida”, publicada pela Editora Planeta, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon.
Em um resgate das memórias, o cantor e compositor apresenta a própria história misturando recursos literários da ficção com autobiografia. De maneira poética, Martinho relembra passagens importantes da vida e revela fatos nunca contados nas inúmeras entrevistas que deu durante a longa carreira artística.
Na obra, o personagem Zé Ferreira é um escritor que encontra, em sonho, com um musicista conhecido como Da Vila. A partir de então, eles travam um diálogo, revisitando a trajetória de vida do personagem-autor, desde a saída da pequena cidade de Duas Barras, os relacionamentos que viveu, o período da ditadura militar até a relação familiar, com a música e com a religião.
Ao longo das páginas, Martinho intercala a narrativa com letras de músicas, revelando a relação dos poemas com acontecimentos vividos. Ainda que pensada e elaborada durante a pandemia do coronavírus, a obra é leve, repleta de alegria e bom humor, assim como o próprio autor.
Martinho garante que leitores e leitoras irão se divertir com os relatos da obra. “São hilárias as histórias da queda do cavalo, do sonho do Zé Ferreira de estar jogando no Vasco da Gama do tempo do Ademir Queixada, e da surra que a mãe lhe deu ao voltar para casa depois de uma fuga.”, escreve o autor no texto do prefácio.
Longe de assumir um tom nostálgico, Martinho da vida é um livro de memórias que celebra a trajetória de um dos maiores ícones da música nacional para além dos holofotes dos palcos. Vulnerável e com a destreza que grandes escritores possuem com as palavras, Martinho evidencia as próprias dúvidas e contradições, convidando quem se propõe a ler esta obra a refletir, mas também permanecer de bem com a vida e manter a alegria sempre presente em um largo sorriso.
Fotos Cristina Granato